Chanceler do Irã vai a Islamabad para retomar conversas indiretas com EUA
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, é esperado na capital paquistanesa, Islamabad, nesta sexta-feira, para discutir propostas para retomada das negociações de paz com os Estados Unidos, mas não deveria se encontrar com os negociadores norte-americanos, disseram fontes do governo paquistanês.
Islamabad foi o local das conversações entre EUA e Irã sobre o fim da guerra que fracassaram no início desta semana.
A mídia estatal iraniana informou que Araqchi estava iniciando uma viagem que incluía visitas a Islamabad, Mascate e Moscou. A reportagem não fez menção a nenhuma conversa direta com os EUA.
Duas fontes do governo paquistanês cientes das discussões disseram que a visita de Araqchi seria breve para discutir as propostas do Irã para conversações com os EUA, que o mediador Paquistão transmitiria a Washington.
Não houve resposta direta de Washington à viagem de Araqchi, mas o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, falando no mesmo momento em que a notícia surgiu, disse que o Irã tinha uma chance de fazer um "bom acordo" com os Estados Unidos.
"O Irã sabe que ainda tem uma janela aberta para escolher sabiamente... na mesa de negociações. Tudo o que eles precisam fazer é abandonar a arma nuclear de maneira significativa e verificável", afirmou ele.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.