PUBLICIDADE

Mundo

Casos de Covid-19 passam de meio milhão nos EUA

Trump enfrenta 'maior decisão' sobre retomar atividades

11 abr 2020 - 12h58
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de casos de coronavírus nos Estados Unidos ultrapassou meio milhão no fim de semana do feriado de Páscoa, com 18.700 mortes, enquanto o presidente Donald Trump afirmou que a decisão sobre quando será seguro reabrir o país será a maior que ele já teve de tomar. 

Casos de Covid-19 passam de meio milhão nos EUA, Trump enfrenta 'maior decisão' sobre retomar atividades
Casos de Covid-19 passam de meio milhão nos EUA, Trump enfrenta 'maior decisão' sobre retomar atividades
Foto: Yuri Gripas / Reuters

Especialistas em saúde pública alertaram que o número de mortos nos EUA poderá subir para 200.000 durante o verão se os pedidos sem precedentes para ficar em casa, que fecharam negócios e mantiveram a maioria dos norte-americanos em isolamento, forem suspensos depois de 30 dias.

Trump, buscando a reeleição em novembro, disse desejar que a vida volte ao normal o mais rápido possível e que as amplas restrições ao movimento destinadas a conter a propagação da doença covid-19 causada pelo novo coronavírus carregam seus próprios custos à saúde pública e à economia.

"Vou ter que tomar uma decisão e espero por Deus que seja a decisão certa", disse ele a repórteres na sexta-feira. "É a maior decisão que eu já tive de tomar."

Trump afirmou que os fatos determinariam o próximo passo. Questionado sobre quais parâmetros ele usaria para fazer seu julgamento, ele apontou para sua testa: "Os parâmetros estão aqui, esses são os meus parâmetros."

As atuais diretrizes federais vão até 30 de abril.

O presidente terá que decidir se deve estendê-las ou começar a incentivar as pessoas a voltar ao trabalho e a um estilo de vida mais normal. Trump disse que iria divulgar um novo conselho consultivo, possivelmente na terça-feira, que incluirá alguns governadores estaduais e se concentrará no processo de reabertura da economia dos EUA.

O número de americanos que buscam benefícios de desemprego nas últimas três semanas ultrapassou 15 milhões, com novos pedidos semanais superando 6 milhões pela segunda vez consecutiva na semana passada.

O governo disse que a economia eliminou 701.000 empregos em março. Essa foi a maior perda de empregos desde a Grande Recessão e encerrou o maior boom de empregos na história dos EUA, iniciado no final de 2010.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade