PUBLICIDADE

Mundo

Burkina Faso: população é convocada para ato no domingo

1 nov 2014 - 18h03
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Manifesta&ccedil;&otilde;es populares derrubaram o presidente Blaise Compaor&eacute; nesta semana</p>
Manifestações populares derrubaram o presidente Blaise Compaoré nesta semana
Foto: Reuters

Representantes da oposição e da sociedade civil de Burkina Faso convocaram a população, neste sábado, para um grande ato na Praça da Nação de Uagadugu às 8h de domingo. O local foi palco de grandes manifestações populares nesta semana que levaram à queda do presidente Blaise Compaoré.

Em reunião que começou no início da tarde e durou cerca de uma hora, partidos de oposição e organizações da sociedade civil exigiram uma transição "democrática e civil" no país, rejeitando a tomada de poder por parte do Exército.

"A vitória resultante da insurreição popular pertence ao povo e, como consequência, a gestão da transição também lhe pertence de forma legítima e não será, de modo algum, confiscada pelo Exército", afirmam em comunicado.

Na nota, a oposição e a sociedade civil "reafirmam o caráter democrático e civil que essa transição deve ter para permitir a Burkina Faso respeitar seus compromissos regionais e internacionais", a fim de evitar que o país "seja banido da comunidade internacional".

Após 27 anos no poder, o agora ex-presidente Blaise Compaoré foi afastado do cargo na sexta-feira, sob pressão de manifestações e conflitos populares em massa. No sábado, o Exército designou o tenente-coronel Isaac Zida chefe do regime de transição.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade