'Brasil não vai parar', diz Alckmin sobre acordo Mercosul-UE
Europarlamento paralisou tramitação para pedir parecer jurídico
O vice-presidente Geraldo Alckmin assegurou que o Brasil vai seguir em frente com a tramitação do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, apesar de o Parlamento da UE ter paralisado o processo de ratificação do tratado para pedir um parecer jurídico do Tribunal de Justiça do bloco.
"No momento que o mundo passa, em um momento de instabilidade geopolítica, [o acordo] é um grande exemplo de que, pelo diálogo e pelo exemplo, você pode abrir mercados, fortalecer o multilateralismo, ter ganho na sustentabilidade", disse Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em declarações a jornalistas na manhã desta quinta-feira (22).
"Por isso o Brasil não vai parar, o Brasil vai continuar com o processo, encaminhando o pedido ao Congresso Nacional para a internalização do acordo", acrescentou o vice-presidente após uma reunião com o chefe da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad.
Para o governo Lula, o objetivo é acelerar os procedimentos internos de ratificação e manter a perspectiva de uma entrada em vigor provisória do acordo, considerado estratégico tanto para as exportações quanto para o fortalecimento do papel internacional do Brasil. .