PUBLICIDADE

Mundo

Bombardeios deixam mais de 10 mortos em Gaza e Israel

Hamas e Jihad Islâmica dispararam mais de 600 mísseis

5 mai 2019 - 11h17
(atualizado às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O Hamas e a Jihad Islâmica retomaram neste domingo (5) o lançamento de mísseis contra Israel, fazendo as sirenes de alarme soarem na cidade de Ashkelon e em outras zonas vizinhas à Faixa de Gaza.

Mulher segura menina de 14 meses morta durante confrontos em Gaza; Israel diz não ter responsabilidade no caso
Mulher segura menina de 14 meses morta durante confrontos em Gaza; Israel diz não ter responsabilidade no caso
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Um disparo de morteiro atingiu o pátio de uma casa em um vilarejo israelense de fronteira, mas não deixou vítimas. Segundo as Forças Armadas do país judeu, os grupos palestinos já lançaram mais de 600 mísseis neste fim de semana, sendo que 86% foram interceptados pelo sistema de defesa Iron Dome.

Em resposta, Israel bombardeou 200 alvos do Hamas e da Jihad Islâmica e enviou uma brigada blindada para a fronteira, à qual podem ser dadas "missões ofensivas", ou seja, dentro do território de Gaza.

"Dei instruções para as Forças Armadas continuarem com os ataques contra elementos terroristas em Gaza. O Hamas é responsável não apenas por seus ataques, mas também por aqueles da Jihad Islâmica, e pagará um preço muito alto", ameaçou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Um dia antes, um porta-voz militar havia dito o contrário, que a Jihad Islâmica havia iniciado os ataques e puxado consigo o Hamas. Até o momento, os mísseis palestinos mataram pelo menos três israelenses, todos eles civis.

Já em Gaza o balanço é de nove vítimas, incluindo membros do Hamas e da Jihad Islâmica, uma bebê de 14 meses e uma mulher grávida - Israel diz não ter responsabilidade por essas duas últimas mortes e culpa defeitos em armas de palestinos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade