PUBLICIDADE

Mundo

Biden diz que declaração sobre Putin foi pessoal e não política

28 mar 2022 - 18h22
(atualizado às 18h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta segunda-feira (28) que suas declarações sobre o seu homólogo russo, Vladimir Putin, reflete sua própria indignação pessoal e não uma indicação política sobre uma possível mudança no governo.

Biden diz que declaração sobre Putin foi pessoal e não política
Biden diz que declaração sobre Putin foi pessoal e não política
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Falando com a imprensa, o democrata afirmou que não acredita que seus comentários sobre o líder russo gere complicações diplomáticas para resolver o conflito na Ucrânia.

No último fim de semana, na Polônia, Biden subiu o tom contra Putin, a quem chamou de "ditador" e carniceiro", e disse que o líder russo não deveria "continuar no poder".

"Eu não estava nem estou articulando uma mudança de política. Eu estava expressando indignação moral que senti e não peço desculpas", disse o americano, observando que havia acabado de visitar famílias deslocadas pela invasão russa da Ucrânia.

O presidente dos EUA ainda enfatizou que "não estava recuando em nada" ao se explicar. Questionado se a fala poderia provocar uma resposta negativa de Putin, ele disse não se importar "com o que ele pensa" porque "vai fazer o que vai fazer".

A fala foi definida como "alarmante" pelo Kremlin e também provocou desmentidos por parte do governo dos EUA. Além disso, o presidente da França, Emmanuel Macron, alertou para os riscos de uma "escalada verbal" com a Rússia.

Sobre a possibilidade de um encontro com o líder do Kremlin, Biden enfatizou que tudo depende do assunto sobre o qual ele vai querer debater.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade