PUBLICIDADE

Mundo

Biden defende seu histórico na defesa dos direitos civis após ataque em debate

28 jun 2019 - 19h18
Compartilhar
Exibir comentários

Um dia depois de ser atacado por Kamala Harris, sua oponente na corrida pela candidatura democrata à Presidência dos Estados Unidos, o ex-vice-presidente Joe Biden defendeu, nesta sexta-feira, seu passado, alegando que a discussão na véspera não havia refletido seu "compromisso de toda vida pelos direitos civis".

Joe Biden discursa em Chicago
28/06/2019 REUTERS/Kamil Krzaczynski
Joe Biden discursa em Chicago 28/06/2019 REUTERS/Kamil Krzaczynski
Foto: Reuters

A declaração de Biden foi feita durante discurso numa organização de defesa dos direitos dos afro-americanos fundada pelo reverendo Jesse Jackson, em Chicago.

Antes de ler seu discurso, Biden fez uma pausa para falar sobre os comentários feitos na véspera por Harris, uma senadora negra da Califórnia que o criticou por ter se oposto à obrigatoriedade do transporte em ônibus de crianças para escolas mais distantes nos anos 1970, quando a medida fez parte do esforço de dessegregação racial nos EUA.

Ela também o acusou de ter se gabado de sua cooperação com segregacionistas quando era um jovem senador.

Nesta sexta-feira, Biden disse ao público que o formato do debate na TV em que as críticas foram feitas era insuficiente para que pudesse detalhar seu trabalho de décadas em prol da igualdade racial, incluindo durante seu período como vice do ex-presidente Barack Obama.

"Todos sabemos que de 30 segundos a 60 segundos numa troca de debate de campanha não podem fazer justiça a um compromisso de toda vida pelos direitos civis", disse Biden.

Biden foi apresentado ao público por Jackson, um histórico líder na luta pelos direitos civis e ex-candidato presidencial, que disse que o senador é "o que é preciso para melhorar a América".

Em seu discurso, Biden se voltou para Jackson e disse: "Eu sei e você sabe que lutei com todo coração para garantir que direitos civis e direitos de voto, que direitos iguais fossem implementados em toda parte", disse Biden.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade