Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Biden cria força-tarefa de combate a pandemia

Essa foi a primeira ação do democrata como presidente eleito

9 nov 2020 - 11h44
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A equipe de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou uma força-tarefa de 13 membros para aconselhá-lo no combate à pandemia do coronavírus Sars-CoV-2.

Joe Biden e sua vice, Kamala Harris, após vitória nas eleições
Joe Biden e sua vice, Kamala Harris, após vitória nas eleições
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O grupo inclui Rick Bright, imunologista que foi afastado do cargo de diretor da Autoridade de Desenvolvimento e Pesquisas Biomédicas Avançadas em abril passado, após ter acusado o governo de Donald Trump de ignorar alertas iniciais sobre a pandemia.

A força-tarefa também conta com o ex-cirurgião-geral dos EUA Vivek Murthy, o ex-comissário da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) David Kessler, a professora de epidemiologia da Universidade de Yale Marcella Nunez-Smith e o oncologista Zeke Emanuel, um dos arquitetos do "Obamacare", o sistema de saúde criado na gestão de Barack Obama.

Ainda integra o conselho a brasilo-americana Luciana Borio, especialista em biodefesa que já trabalhou na FDA e no Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

A formação da força-tarefa é a primeira ação de Biden como presidente eleito e busca marcar uma clara mudança de rumo em relação a Trump, acusado de ignorar recomendações científicas no combate à pandemia, como uso de máscaras e distanciamento social.

Até o momento, o Sars-CoV-2 já infectou cerca de 10 milhões de pessoas e deixou quase 240 mil mortos nos EUA, que concentram 20% dos contágios e óbitos registrados em todo o mundo. Biden, no entanto, tomará posse apenas em 20 de janeiro de 2021, e a curva epidemiológica continua crescendo no país.

Trump ainda não reconheceu a vitória do democrata nas eleições de 3 de novembro e promete entrar na Justiça para reverter o resultado do pleito, embora não tenha apresentado nenhum indício de irregularidades na apuração.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade