PUBLICIDADE

Mundo

Bebê afegão entregue a soldado dos EUA está desaparecido

Familiares estão à procura da criança há três meses

8 nov 2021 - 11h44
(atualizado às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Bebê é entregue a soldado dos EUA no aeroporto de Cabul, no Afeganistão
19/08/2021 OMAR HAIDARI/via REUTERS
Bebê é entregue a soldado dos EUA no aeroporto de Cabul, no Afeganistão 19/08/2021 OMAR HAIDARI/via REUTERS
Foto: Reuters

Um bebê afegão entregue a um soldado dos Estados Unidos durante a caótica retirada norte-americana de Cabul, no Afeganistão, está desaparecido desde 19 de agosto, revelou a família em entrevista à agência Reuters nesse domingo,8.

Mirza Ali Ahmad e sua esposa Suraya relataram que, no meio da confusão para entrar no aeroporto, deram o pequeno Sohail, de dois meses, nas mãos de um soldado que estava em cima de uma cerca para evitar que ele fosse esmagado pelas pessoas que estavam desesperadas no local.

Ao conseguirem entrar no aeroporto de Cabul, o casal e os outros quatro filhos (de 3, 6, 9 e 17 anos) começaram a procurar pelo menino. Segundo Ahmad, que trabalhou por 10 anos como segurança da embaixada dos EUA na capital afegã, ele pediu ajuda das autoridades que estavam dentro da estrutura, mas não conseguiram encontrar o bebê.

Conforme a agência, Washington emitiu alertas para tentar localizar Sohail, mas até o momento ele não foi localizado. A família, depois de passar pelo Catar e pela Alemanha, está atualmente na base Fort Bliss, no Texas, enquanto aguarda a documentação para viver legalmente nos EUA.

A caótica retirada dos soldados e dos civis que ajudaram a coalizão internacional durante os 20 anos de ocupação do Afeganistão teve diversos momentos tensos, especialmente, depois do dia 15 de agosto, quando o Talibã retomou o poder político no país.

Centenas de pessoas foram desesperadas ao aeroporto por temer por sua vida e de suas famílias por terem ajudado os estrangeiros. Os civis foram enviados para diversos países aliados enquanto aguardam a viagem para os EUA.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade