PUBLICIDADE

Mundo

Bahamas decreta emergência devido ao furacão Joaquín

2 out 2015 - 06h20
(atualizado às 07h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro das Bahamas, Perry Christie, declarou nesta sexta-feira (2) estado de emergência nas ilhas do Sul do arquipélago, por causa das inundações causadas pela passagem do furacão Joaquín, considerado “extremamente perigoso” pelas autoridades locais.

Foto: EFE

Christie afirmou, em entrevista coletiva, que os relatórios iniciais que chegaram das ilhas de Acklins, Crooked Island, Exuma e Long Island indicam inundações graves, o que levou à declaração do estado de emergência.

A situação nas ilhas de Cat Island, Rum Cay e Samana Cay também causa preocupação pelas fortes chuvas registradas, mas elas não foram incluídas na declaração.

O primeiro-ministro também se defendeu das acusações de negligência, feitas pela imprensa local, devido à lentidão da resposta a um fenômeno que estava previsto há algum tempo.

Christie informou que o governo não dispõe de legislação que permita a retirada obrigatória de pessoas de suas casas em áreas vulneráveis.

O comissário da polícia, Ellison Gleenslade, disse que não há informação sobre mortes de pessoas em consequência do furacão. A população do arquipélago é estimada em 360 mil pessoas.

O furacão Joaquín ganhou hoje intensidade, sendo classificado na categoria 4, com ventos máximos de 210 quilômetros, na região central das Bahamas.

A Costa Sudeste dos Estados Unidos deve sentir os efeitos do furacão nos próximos dias.

Previsão Brasil - Temporais no Sul do país! :
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade