PUBLICIDADE

Mundo

Avião é roubado, faz acrobacia e cai em ilha nos EUA

Funcionário de uma companhia aérea fez uma decolagem não autorizada e diz em gravação que conseguiria pousar o avião porque tinha jogado 'alguns jogos de videogame'. Autoridades não acreditam que ele tenha sobrevivido.

11 ago 2018 - 07h25
(atualizado às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários
O avião foi filmado por várias testemunhas após a decolagem não autorizada
O avião foi filmado por várias testemunhas após a decolagem não autorizada
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Um avião vazio roubado do aeroporto de Seattle por um funcionário de uma companhia aérea caiu em uma ilha próxima.

Autoridades americanas dizem que o homem havia feito uma decolagem não autorizada na noite de sexta-feira (10), forçando o aeroporto internacional Seattle-Tocoma a fechar.

Dois jatos militares perseguiram o avião, que acabou caindo na ilha de Ketron. As autoridades não acreditam que o homem tenha sobrevivido.

O chefe de polícia do condado de Pierce, Paul Pastor, responsável pela área, disse que o incidente "não foi um ato terrorista". Ele também afirmou que o homem era da região e tinha 29 anos.

Até agora não há nenhum relato de outros mortos ou feridos.

O chefe de polícia depois disse a repórteres que o caso parecia ser um "passeio que deu terrivelmente errado", segundo o canal ABC7 News. "A maioria dos terroristas não faz loops sobre a água."

John Waldron, uma das testemunhas, disse à CNN que viu o avião "dar um loop completo" antes de voar "praticamente na vertical".

"Ele conseguiu voltar à posição normal e depois foi em direção à ilha", disse Waldron ao canal de televisão.

Diversas pessoas viram o incidente e postaram nas redes sociais filmagens da aeronave voando de maneira descontrolada. O avião, um turboélice Q400 com capacidade para 76 passageiros, pertencia à Horizon Air, subsidiária da companhia aérea Alaska Airlines.

'Momento de serenidade'

Uma gravação da conversa do homem com os controladores de tráfego mostra que eles tentaram convencê-lo a pousar antes do avião cair na ilha, próximo a um prédio militar.

O jornal The Seattle Times diz que o homem soa "despreocupado e selvagem". Na gravação é possível ouvir o homem começando a se preocupar sobre quanto combustível ele tinha online. Ele também sugere que conseguiria pousar a aeronave sozinho porque tinha jogado "alguns jogos de videogame".

Na gravação o homem também fala sobre vários assuntos aleatórios, o que o jornal americano The New York Times descreveu como "um fluxo de consciência".

O homem fala sobre a paisagem e a possibilidade de ir até as Olympic Mountains, no Estado de Washington. Discute a localização da orca que estava carregando um filho morto há dias. Se pergunta se consegue fazer uma acrobacia antes de pousar e "encerrar as atividades" e questiona se a companhia aérea lhe daria um emprego se ele conseguisse pousar o avião com sucesso.

Ele também afirma que esperava ter um "momento de serenidade" no ar, mas lamenta que as paisagens "passaram muito rápido"

"Tenho muitas pessoas que se importam comigo e vão ficar desapontadas ao ouvir que eu fiz isso", diz o homem, segundo o relato do The New York Times. "Eu queria me desculpar com cada uma delas. Sou um cara quebrado, acho que tenho alguns parafusos soltos. Nunca soube de verdade até agora."

O aeroporto foi fechado após o roubo do avião, mas já reabriu
O aeroporto foi fechado após o roubo do avião, mas já reabriu
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Passageiros no aeroporto de Seattle-Tacoma, que foi fechado após o roubo do avião. estavam confusos sobre o que estava acontecendo.

Depois da queda, o aeroporto reabriu. Ainda não ficou claro como o funcionário conseguiu roubar a aeronave.

O presidente da Horizon Air, Constance Van Muehlen, disse que "os corações da companhia estão com as famílias do indivíduo a bordo do avião assim como com todos os empregados da Alaska Air e da Horizon Air".

O avião foi roubado do aeroporto de Seattle-Tacoma e caiu na Ketron Island
O avião foi roubado do aeroporto de Seattle-Tacoma e caiu na Ketron Island
Foto: BBC News Brasil

Veja também

Laiane Oliveira sugere #caminhospara2018:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade