PUBLICIDADE

Mundo

Ataque hacker contra sites de ministérios da Itália fracassa

Apenas a agência de transportes de Roma sofreu com problemas

26 mar 2023 - 09h17
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma série de tentativas de ataques hackers contra os sites dos ministérios dos Transportes e de Economia e Finanças foi registrada neste domingo (26) na Itália.

No entanto, os criminosos - que ainda não se sabe a qual grupo pertencem - não conseguiram afetar os sistemas nem derrubar os portais. Também foram registradas tentativas contra o site do Comissariado Online da Polícia Postal, que não surtiram efeito.

Apenas o portal da agência romana para mobilidade e transportes, Atac, sofreu com instabilidades, mas a entidade informou que "os técnicos estão finalizando as intervenções e a normalização deve ocorrer em breve".

Segundo a própria Polícia Postal, responsável por investigar esse tipo de crime, foi uma nova ação DDoS (Distributed Denial of Service), quando os portais ficam inacessíveis por conta de um excesso de pedidos de acesso.

A ação foi semelhante à registrada no último dia 22 de março, quando um grupo russo deixou inacessíveis diversos sites de ministérios, da Câmara dos Deputados, de governos regionais e de agências locais do setor de transportes.

Desde o início da guerra na Ucrânia, grupos russos ou pró-Rússia vem fazendo ataques contra os sites e sistemas de instituições e empresas italianas.

Conforme dados da própria Polícia Postal, em 2022, houve um aumento de 136% nas ações criminosas do tipo na comparação com todo o ano de 2021. A invasão de Moscou começou no fim de fevereiro do ano passado. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade