PUBLICIDADE

Mundo

Ataque com arco e flecha na Noruega parece "ato de terrorismo", diz polícia

14 out 2021 - 14h14
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque com arco e flecha no qual um dinamarquês convertido ao islã é suspeito de ter matado cinco pessoas em uma cidade da Noruega parece ter sido um "ato de terrorismo", disse a polícia nesta quinta-feira.

Policial do lado de fora de loja um dia após ataque letal em Kongsberg, na Noruega
14/10/2020
NTB/Terje Pedersen via REUTERS
Policial do lado de fora de loja um dia após ataque letal em Kongsberg, na Noruega 14/10/2020 NTB/Terje Pedersen via REUTERS
Foto: Reuters

Investigadores identificaram o suspeito como Espen Andersen Braathen, de 37 anos, morador do município de Kongsberg, onde o ataque ocorreu na noite de quarta-feira.

Um advogado da polícia disse à Reuters que Braathen admitiu ter assassinado as vítimas. Seu advogado confirmou somente que Braathen está cooperando com a polícia e dando um depoimento detalhado.

A polícia estava preocupada com sinais de radicalização do suspeito antes do ataque, realizado com arco e flecha e outras armas, disse uma autoridade policial graduada.

Bandeiras foram hasteadas a meio-mastro em toda Kongsberg após a morte de quatro mulheres e um homem, todos de idades entre 50 e 70 anos. Três outras pessoas, incluindo um policial de folga, ficaram feridas.

Markus Kultima, morador de 23 anos de Kongsberg que trabalha em uma cervejaria, testemunhou parte do ataque.

"Vi um homem vir andando com uma flecha enfiada nas costas", disse Kultima à Reuters, acrescentando que era o policial de folga, que o orientou a ir para casa.

Braathen está sob custódia e se acredita que agiu sozinho, disse a polícia. Na sexta-feira, um tribunal decidirá quanto tempo a polícia pode mantê-lo sob custódia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade