PUBLICIDADE

Ásia

Submarino será usado na busca por avião desaparecido

14 abr 2014 - 02h12
(atualizado às 03h05)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades australianas que coordenam a busca do avião malaio desaparecido confirmaram nesta segunda-feira que acionarão o veículo submarino autônomo "tão em breve quanto for possível" para continuar com a busca da aeronave. "Após seis dias sem detectar sinais acústicos é tempo de procurar sob a água", disse o chefe do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, Angus Houston, em entrevista coletiva.

A primeira missão deste veículo autônomo, que é transportado pela embarcação australiana Ocean Shield, se centrará em uma área de 40 quilômetros quadrados onde se pensa que a aeronave caiu e terá uma duração de 24 horas.

Houston ressaltou que, desde terça-feira passada, a operação realizada para localizar as caixas-pretas, que já ultrapassaram os 30 dias estimados de duração de suas baterias, não voltaram a detectar nenhum possível sinal. O veículo autônomo submarino Bluefin-21 tem capacidade para submergir até 4,5 mil metros de profundidade e sua incumbência será cartografar em três dimensões o fundo do mar. As autoridades disseram que a partir da análise das primeiras missões serão fixados outros possíveis lugares para a busca da aeronave.

Mancha de óleo foi encontrada na região

Oficiais envolvidos nas operações de busca afirmaram que uma mancha de óleo foi encontrada na região onde o avião é procurado. Segundo Houston, equipes coletaram amostras do óleo e o enviaram à Austrália para análise.

Segundo as autoridades, o óleo não parece ser de nenhum navio que circula pela região. Apesar disso, Houston pediu cautela, já que não é possível ainda afirmar se o óleo tem ligação com a aeronave.  

O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo rumo a Pequim na madrugada do dia 8 de março e desapareceu dos radares civis da Malásia cerca de 40 minutos após decolar.

Com informações das agências Efe e Associated Press

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade