PUBLICIDADE

Ásia

Pyongyang desloca míssil para costa; Putin defende diálogo

5 set 2017 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

 A Coreia do Norte está posicionando em sua costa um míssil balístico intercontinental (ICBM), o que comprovaria as suspeitas dos serviços de inteligência sul-coreanos de que o regime de Pyongyang se prepara para um novo lançamento. A informação foi divulgada nesta terça-feira (5) pela mídia de Seul, como o "Asia Business Daily", citando fontes anônimas.

Líder norte-coreano Kim Jong-un durante um dos testes de mísseis realizados por suas forças
Líder norte-coreano Kim Jong-un durante um dos testes de mísseis realizados por suas forças
Foto: Reuters

A operação teria começado ontem, com o deslocamento durante a noite do míssil, para evitar que satélites espiões pudessem detectar a movimentação. As autoridades da Coreia do Sul estão se preparando para um lançamento do ICBM a qualquer momento, apesar de acreditarem que isso possa ocorrer nos dias 9 de setembro - aniversário da fundação do Estado da Coreia do Norte - ou 10 de outubro, data da criação do Partido dos Trabalhadores.

Ontem, o Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu em caráter de emergência para analisar o teste nuclear com uma bomba de hidrogênio realizado pela Coreia do Norte no fim de semana e o qual provocou um terremoto de 6,3 graus. De acordo com ONU, este foi o maior e mais potente teste nuclear já realizado.

Por isso, os países membros do Conselho, como os Estados Unidos, exigiram medidas drásticas contra Pyongyang. Mas o presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que novas sanções serão "ineficazes" e "inúteis". "Aumentar a histeria militar em tais condições não faz sentido, é um caminho sem volta. Poderia levar a uma catástrofe global, panetária, a uma enorme perda de vidas humanas", disse Putin. "Para resolver a questão nuclear norte-coreana, não há outra saída a não ser o diálogo pacífico", defendeu, como já havia proposto na semana passada.

veja também:

Seul responde a crescente ameaça militar da Coreia do Norte:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade