0

Novo terremoto de 6,7 graus atinge o Nepal neste domingo

Após a réplica de grande potência, aconteceram cenas de pânico no país asiático, segundo a imprensa local

26 abr 2015
06h23
atualizado às 14h38
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Nepal foi atingido neste sábado pelo pior terremoto em mais de 80 anos
Nepal foi atingido neste sábado pelo pior terremoto em mais de 80 anos
Foto: Navesh Chitrakar / Reuters

O Nepal viveu neste domingo um novo terremoto de 6,7 graus na escala Richter, 25 horas depois do tremor de 7,8 graus que deixou ao redor de 2 mil mortos e 5 mil feridos no país asiático.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que a réplica teve seu epicentro 81 quilômetros a leste da capital nepalesa.

O tremor foi sentido em Nova Délhi, em praticamente todo o norte da Índia e em Bangladesh.

De acordo com o USGS, desde que  o terremoto de 7,8 atingiu o coração do país do Himalaia, no sábado, aconteceram 35 réplicas. Mas esta é a mais forte de todas as registradas.

Ao menos duas mil pessoas morreram e mais de cinco mil ficaram feridas
Ao menos duas mil pessoas morreram e mais de cinco mil ficaram feridas
Foto: Niranjan Shrestha / AP

Segundo a imprensa local, após a réplica de grande potência neste domingo aconteceram cenas de pânico, com gente correndo rumo ao centro das ruas para se proteger de possíveis quedas de edifícios. 

O terremoto
O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal neste sábado provocou mais de duas mil mortes e muitos danos materiais, causando também uma avalanche que soterrou um acampamento de alpinistas no Everest. O tremor, que teve seu epicentro a cerca de 80 quilômetros de Catmandu, ocorreu por volta do meio-dia local (03h11 de Brasília) e durou entre 30 segundos e dois minutos.

Na capital nepalesa o terremoto derrubou edifícios, especialmente os antigos, incluídos templos e monumentos. A torre Dharahara, uma importante atração turística, se transformou em escombros.

Os efeitos do terremoto chegaram até as montanhas do Himalaia e também na Índia e na China, onde provocaram a queda de edifícios e a morte de dezenas de pessoas, de acordo com autoridades locais. Foram registradas pelo menos 16 réplicas entre 4,2 e 6,6 graus.

Grandes terremotos do século Grandes terremotos do século

EFE   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade