PUBLICIDADE

Ásia

Novo terremoto de 6,7 graus atinge o Nepal neste domingo

Após a réplica de grande potência, aconteceram cenas de pânico no país asiático, segundo a imprensa local

26 abr 2015 - 06h23
(atualizado às 14h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Nepal foi atingido neste sábado pelo pior terremoto em mais de 80 anos
Nepal foi atingido neste sábado pelo pior terremoto em mais de 80 anos
Foto: Navesh Chitrakar / Reuters

O Nepal viveu neste domingo um novo terremoto de 6,7 graus na escala Richter, 25 horas depois do tremor de 7,8 graus que deixou ao redor de 2 mil mortos e 5 mil feridos no país asiático.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que a réplica teve seu epicentro 81 quilômetros a leste da capital nepalesa.

O tremor foi sentido em Nova Délhi, em praticamente todo o norte da Índia e em Bangladesh.

De acordo com o USGS, desde que  o terremoto de 7,8 atingiu o coração do país do Himalaia, no sábado, aconteceram 35 réplicas. Mas esta é a mais forte de todas as registradas.

Ao menos duas mil pessoas morreram e mais de cinco mil ficaram feridas
Ao menos duas mil pessoas morreram e mais de cinco mil ficaram feridas
Foto: Niranjan Shrestha / AP

Segundo a imprensa local, após a réplica de grande potência neste domingo aconteceram cenas de pânico, com gente correndo rumo ao centro das ruas para se proteger de possíveis quedas de edifícios. 

O terremoto

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal neste sábado provocou mais de duas mil mortes e muitos danos materiais, causando também uma avalanche que soterrou um acampamento de alpinistas no Everest. O tremor, que teve seu epicentro a cerca de 80 quilômetros de Catmandu, ocorreu por volta do meio-dia local (03h11 de Brasília) e durou entre 30 segundos e dois minutos.

Na capital nepalesa o terremoto derrubou edifícios, especialmente os antigos, incluídos templos e monumentos. A torre Dharahara, uma importante atração turística, se transformou em escombros.

Os efeitos do terremoto chegaram até as montanhas do Himalaia e também na Índia e na China, onde provocaram a queda de edifícios e a morte de dezenas de pessoas, de acordo com autoridades locais. Foram registradas pelo menos 16 réplicas entre 4,2 e 6,6 graus.

Vídeo amador mostra estrada rachada após terremoto no Nepal:

Grandes terremotos do século Grandes terremotos do século

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade