Nepal lança ônibus só para mulheres para conter abuso sexual
Operadoras dizem que os ônibus terão inicialmente motoristas homens e que há somente uma cobradora entre eles, mas que pretendem recrutar mais mulheres
Katmandu, capital do Nepal, vai começar a operar ônibus só para mulheres numa tentativa de reduzir o assédio sexual no transporte público, disse uma autoridade do governo nesta segunda-feira.
A iniciativa começará com quatro veículos de 16 lugares, que vão percorrer uma popular rota cruzando a cidade no início da manhã e no fim da tarde, horários de grande movimento.
"Há reclamações de que as mulheres estão enfrentando assédio sexual e sendo apalpadas quando viajam em ônibus lotados”, disse Tulsi Prasad Sitala, do Minitério dos Transportes, à Thomson Reuters Foundation.
Não há dados oficiais sobre o número de ataques sexuais no Nepal, mas a polícia disse que relatos de violência contra a mulher, incluindo estupros, violência doméstica e abusos, aumentaram para 6.800 no período de um ano até julho de 2014, comparados aos 1.800 anteriores. O aumento dos relatos é atribuído a uma maior consciência sobre crimes de gênero.
As operadoras dizem que os ônibus terão inicialmente motoristas homens e que há somente uma cobradora entre eles, mas que pretendem recrutar mais mulheres.
"Queremos gradualmente empregar motoristas e cobradoras mulheres nesses veículos. Mas é difícil encontrar”, disse Dharma Raj Rimal, da Federação Nacional dos Empreendedores de Transporte, grupo que promove a iniciativa.
"Se houver demanda e o serviço se tornar popular, pretendemos expandir para outras rotas na cidade e estender seu tempo", acrescentou.
Usuária do transporte público em Katmandu, a estudante Parbati Gurung, de 17 anos, elogiou a iniciativa. "É mais seguro, mais confortável, porém os ônibus também precisam funcionar quando estiver escuro, quando for difícil para as mulheres andarem de ônibus."
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.