PUBLICIDADE

Ásia

Japão condena manobras militares da Coreia do Sul

20 jun 2014 - 04h15
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Japão condenou nesta sexta-feira as manobras militares feitas pela Coreia do Sul, com fogo real, nas ilhas Takeshima (Dokdo, em coreano), cuja soberania é disputada por Tóquio e Seul. "Estes exercícios são lamentáveis. A postura do Japão é que Takeshima é nosso território e por isso não podemos tolerá-los", disse hoje em declarações divulgadas pela emissora pública NHK o ministro das Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, após o início das manobras.

Seul comunicou a Tóquio no último dia 11 que realizaria os exercícios em uma zona marítima ao sudoeste do arquipélago disputado, uma porção que também é reivindicada pelo Japão como parte de seus mares territoriais. A Marinha e a Guarda Costeira sul-coreana realizaram nos últimos anos vários exercícios perto das ilhotas, administradas de facto por Seul, mas nunca com a utilização de fogo real.

Ontem, o ministro porta-voz do Japão, Yoshihide Suga, pediu às autoridades do país vizinho que cancelassem as manobras, uma solicitação que foi desprezada hoje pelo Ministério da Defesa sul-coreano. "Os exercícios militares para a defesa da República de Coreia (nome oficial da Coreia do Sul) não estão sujeitos a nenhuma reivindicação ou interferência externa, por isso as manobras já estão sendo realizadas conforme o previsto", explicou Wi Yong Seop, porta-voz do Ministério da Defesa, em entrevista à agência japonesa de notícias Kyodo.

Wi também insistiu que são manobras ordinárias com fogo real e que as reivindicações territoriais japonesas não têm base. As duas ilhotas e 35 rochedos que compõem os Rochedos de Liancourt (nome geográfico de Takeshima/Dokdo) estão no Mar do Japão, em um ponto intermediário a pouco mais de 200 quilômetros da ilha principal do arquipélago japonês e da península coreana.

O território total do conjunto de ilhotas e rochedos é de apenas 0,2 quilômetros quadrados e dois idosos sul-coreanos são os únicos habitantes do arquipélago. Os dois são protegidos por um destacamento da Guarda Costeira destinado ali por Seul desde 1954.

A disputa diplomática entre a Coreia do Sul e o Japão se agravou em 2012 por causa da visita, sem precedentes, feita pelo então presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, às ilhas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade