PUBLICIDADE

Ásia

Irmã caçula de Kim Jong-un pode estar à frente do governo

Kim Yo Jung vem se tornando alguém muito importante para o sistema e é possível que tenha tomado uma posição temporária como líder supremo

9 out 2014 - 11h15
(atualizado às 11h21)
Compartilhar
Exibir comentários
A irmã caçula do líder, Kim Yo Jung, pode estar à frente do governo do país enquanto o irmão - possivelmente - se recupera
A irmã caçula do líder, Kim Yo Jung, pode estar à frente do governo do país enquanto o irmão - possivelmente - se recupera
Foto: Twitter

O mistério sobre o “sumiço” do líder norte-coreano, Kim Jong-un, que não aparece em público há cerca de um mês, continua. Várias teorias foram lançadas tais como problemas de saúde, possível cirurgia por obesidade e, até mesmo, um golpe de Estado. Porém, um especialista afirmou nesta quinta-feira que a irmã caçula do líder, Kim Yo Jung, pode estar à frente do governo do país enquanto o irmão se recupera (de algum problema que ninguém sabe). As informações são da CNN.

Segundo Michael Madden, que escreve para o site “North Korea Leadership Watch”, a irmã de Kim Jong-Un tem entre 26 e 27 anos e tem aparecido em alguns eventos com mais intensidade durante este mês. Ela já ocupa um alto cargo no governo norte-coreano e é a única dos sete irmãos do atual líder que poderia substituí-lo – por ter sido bastante ligada ao pai e envolvida na política desde muito nova.

Não há confirmações sobre essa teoria, mas, para o Analista do Centro para Estudos de Estratégicas internacionais, Victor Cha, a caçula vem se tornando alguém muito importante para o sistema e é possível que ela tenha tomado uma posição temporária como líder supremo. “É muito difícil conceber um governo norte-coreano sem alguém da família de Kim em um cargo público de liderança. Ela é alguém que possivelmente assumiria o comando para seguir com a linha de sua família”, afirmou.

No dia 10 de outubro, a Coreia do Norte comemora o 69º aniversário do Partido dos Trabalhadores, uma data bastante celebrada no país. Caso Kim Jong-un não se apresente, os boatos sobre seu sumiço vão crescer – o que já causa preocupação internacional. Se ele participar, os especialistas pretendem estudar seus sinais corporais, abatimento etc.

Quem é Kim Yo Jung

A jovem que nasceu entre 1987 e 1988 estudou junto de Kim Jong-un na Suíça. Ela é a irmã mais nova dos sete filhos de Kim Jong II – que teve os herdeiros com quatro mulheres diferentes, mas tanto o filho quanto ela são da mesma mãe. Kim Yo Jung era muito ligada ao pai e retornou ao país da Suíça com um cargo de responsabilidade no governo.

Atualmente, ela ocupa um cargo semelhante a um Chefe de Estado da Casa Branca, lidando com política e assuntos da inteligência do Estado. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade