PUBLICIDADE

Ásia

Indiana é assassinada pelos irmãos após fugir para se casar

A Associação de Mulheres Democráticas calcula ocorram cerca de mil "crimes de honra" por ano na Índia

16 jun 2014 - 13h53
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma jovem indiana foi assassinada a tiros pelos seus irmãos, que depois queimaram o corpo. O crime teria sido em represália por ela ter fugido de casa para se casar, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

O fato ocorreu quando Devendri, de 17 anos, voltou para casa, na cidade de Sabapur, no estado de Uttar Pradesh, após ter fugido no sábado, disse uma fonte policial à agência PTI. Tudo aconteceu sem que ninguém da família denunciasse, fato que levou a polícia a desconfiar dos parentes.

No rígido e hierárquico sistema hindu de castas, ainda muito forte nas regiões rurais, a tradição manda que o casamento seja arranjado pelas famílias, levando em consideração aspectos sociais, econômicos e religiosos.

Um casamento entre pessoas de diferentes castas - ou a simples fase de paquera - costuma gerar repúdio dos familiares do casal, uma oposição cujo extremo se manifesta nos chamados "crimes de honra" para recuperar a dignidade perdida. Embora não existam dados oficiais sobre a quantidade de "crimes de honra" cometidos na Índia, a Associação de Mulheres Democráticas calcula cerca de mil por ano.

Violência contra mulher Mutilação genital, apedrejamento e morte; saiba mais sobre a violência contra a mulher

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade