PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte lança novo míssil de curto alcance

29 mar 2016 - 07h45
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte disparou nesta terça-feira um novo míssil de curto alcance no que representa o quinto lançamento deste tipo desde o começo do mês, segundo informou o Ministério da Defesa de Seul.

O Exército Popular norte-coreano lançou às 17h10 local (5h40, em Brasília) desde a cidade de Wonsan (sudeste) o míssil e este percorreu uma distância de cerca de 200 quilômetros até cair em solo norte-coreano, segundo indicou à Agência Efe um porta-voz de Defesa.

O projétil sobrevoou águas do Mar do Leste (Mar do Japão), segundo o porta-voz, antes de cair em terra, algo incomum já que os mísseis norte-coreanos costumam acabar no mar neste tipo de testes.

A fonte garantiu que as Forças Armadas estão investigando o local exato no qual aterrissou o míssil de curto alcance, assim como o motivo pelo qual caiu em terra.

Por enquanto Seul não confirmou detalhes sobre o tipo de projéteis lançados por Pyongyang, embora reforçou sua postura de defesa e vigia de perto os movimentos das tropas do país vizinho perante a possibilidade de novas "provocações", declarou o porta-voz.

O novo lançamento ocorre em um momento de tensão após a Coreia do Norte realizar seu quarto teste nuclear no começo de janeiro e o lançamento de um foguete espacial em fevereiro considerado um teste de mísseis encoberto.

Como castigo o Conselho de Segurança da ONU impôs ao país fortes sanções financeiras e comerciais, enquanto os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão ditaram medidas punitivas adicionais de forma unilateral.

Além disso, Seul e Washington realizam até final de abril em território sul-coreano manobras militares em grande escala, consideradas um "ensaio de invasão" pela Coreia do Norte.

Em resposta a esta situação, o regime de Kim Jong-un emitiu várias ameaças de guerra e realizou vários lançamentos ao mar de mísseis de curto e médio alcance, o último deles hoje.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade