PUBLICIDADE

Ásia

Nepal: até mil europeus estão desaparecidos após terremoto

Ministério do Interior do Nepal disse que não tinha sido informado se o número de cidadãos da União Europeia

1 mai 2015 - 10h50
(atualizado às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários
1/5/2015.
1/5/2015.
Foto: Navesh Chitrakar / Reuters

Autoridades nepalesas e estrangeiras se esforçavam nesta sexta-feira para localizar milhares de pessoas que continuam desaparecidas depois do terremoto na semana passada, com alimentos e outros suprimentos de emergência começando a chegar em partes remotas do Nepal.

Até 1 mil europeus estão entre os desaparecidos, principalmente em rotas de trilhas de aventura populares, disse o chefe da delegação da União Europeia (UE) no Nepal.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"Nós não sabemos onde eles estão ou poderiam estar", disse o embaixador Rensje Teerink a repórteres. Autoridades disseram que é difícil rastrear os desaparecidos, porque muitos mochileiros não se registram com suas embaixadas no país.

'Comi manteiga para sobreviver', diz garoto resgatado no Nepal:

No entanto, o Ministério do Interior do Nepal disse que não tinha sido informado se o número de cidadãos da União Europeia desaparecidos poderia ser tão alto.

"Se for esse o caso, então por que as embaixadas não nos informam? Por que elas não entraram em contato com o governo do Nepal?", indagou Laxmi Prasad Dhakal, porta-voz do Ministério do Interior, à Reuters.

Turista mostra caos em aeroporto após terremoto no Nepal:

O número de pessoas desaparecidas da França, Itália e Espanha é de 221, de acordo com verificações da Reuters feitas com esses governos, enquanto que outras nações europeias ainda estão trabalhando para fornecer um número atualizado de quantos de seus cidadãos estão desaparecidos.

O número de mortos confirmados do desastre de sábado passado subiu para 6.250, com 14.357 feridos, segundo o governo. Não existe um número para desaparecidos, mas corpos ainda estão sendo retirados dos escombros de prédios em ruínas e as equipes de resgate não têm sido capazes de chegar a algumas áreas remotas.

Turista flagra templos ruindo e pânico em tremor no Nepal:

Na capital Katmandu, muitos corpos não reclamados foram sendo rapidamente cremados por causa da pressão em necrotérios. Além da possibilidade de transmissão de doenças, o mau cheiro dos cadáveres se espalhava por localidades onde os edifícios desabaram.

Grandes terremotos do século Grandes terremotos do século

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade