PUBLICIDADE

América Latina

Maduro acusa Trump e Bolsonaro de "apologia à guerra"

Líderes não descartaram uma intervenção militar na Venezuela

20 mar 2019 - 11h02
(atualizado às 13h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Abdenur acredita que 'já não havia mais espaço para negociações com Nicolás Maduro'
Abdenur acredita que 'já não havia mais espaço para negociações com Nicolás Maduro'
Foto: Reuters / BBC News Brasil

O governo de Nicolás Maduro "rejeitou fortemente" as "perigosas declarações" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, e acusou os dois líderes de fazerem "apologia da guerra".

Em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira (20), Caracas criticou a postura de Trump e Bolsonaro após ambos reafirmarem que "todas as opções continuam na mesa" para resolver a crise política e institucional no país latino. Para o regime de Maduro, os dois presidentes representam as ideias mais retrógradas para os povos dos dois países e são uma ameaça à paz e à segurança internacional.

"É grotesco ver dois chefes de Estado com grandes responsabilidades internacionais fazendo apologia da guerra sem qualquer cerimônia, em flagrante violação da Carta das Nações Unidas", diz o governo venezuelano em nota. Além disso, a "influência bélica dos Estados Unidos no Brasil e a tese da supremacia de Trump em Bolsonaro são particularmente preocupantes".

"Nenhuma aliança neofascista vai conseguir derrubar a vontade independente e soberana do povo venezuelano e nem terá sucesso ao semear estratégias de ódio e belicistas entre os países do continente", acrescenta o texto.

Ontem (19), durante o primeiro encontro entre os dois líderes, Bolsonaro não descartou a hipótese de permitir a entrada no país de tropas dos Estados Unidos para uma eventual ação militar na Venezuela. Trump, por sua vez, reiterou que "todas as opções estão abertas" e que ainda pode aplicar sanções mais duras antes de tentar uma alternativa militar.

Relembre:

Maduro anuncia fechamento da fronteira venezuelana com o Brasil:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade