PUBLICIDADE

América Latina

Furacão Maria pode atingir o Caribe, já assolado pelo Irma

18 set 2017 - 10h57
(atualizado às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Destruição causada pelo furacão Irma na ilha de St. Martin, no Caribe
Destruição causada pelo furacão Irma na ilha de St. Martin, no Caribe
Foto: Reuters

Uma segunda tempestade poderosa está se aproximando de ilhas do Caribe recentemente devastadas, e meteorologistas preveem que a tempestade Maria ganhará rapidamente as dimensões de um forte furacão ao passar pelas Ilhas de Sotavento na noite desta segunda-feira.

Maria estava ganhando força ao se aproximar das Pequenas Antilhas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, estimando que seus ventos se aproximarão dos 145 km/h.

"Maria deve se tornar um grande furacão à medida que atravessa as Ilhas de Sotavento", disse o centro, marcado por um "fortalecimento rápido" nas próximas 48 horas.

Maria está se aproximando do leste do Caribe menos de duas semanas depois de o furacão Irma atingir a região e em seguida causar estragos no Estado norte-americano da Flórida.

Irma, um dos furacões mais potentes já registrados no Atlântico com seus ventos de até 298 km/h, matou ao menos 84 pessoas, mais da metade delas no Caribe.

Na madrugada desta segunda-feira o centro da tempestade estava cerca de 145 km/h a norte-nordeste de Barbados e cerca de 270 quilômetros a leste-sudeste de Dominica, parte das Ilhas de Sotavento, e seguia para oeste-noroeste a cerca de 20 km/h.

Condições para o surgimento de furacões são previstas em Guadalupe, Dominica, Martinica e St. Kitts, Nevis e Montserrat, e o Centro Nacional de Furacões aconselhou Porto Rico a monitorar a tempestade.

As Ilhas Virgens britânicas e St. Martin, que foi devastada pelo Irma, estão sob alerta de furacão, assim como as Ilhas Virgens norte-americanas.

Mais de 1.700 habitantes de Barbuda, onde o Irma danificou quase todos os edifícios, se preparam para o furacão Maria na vizinha Antígua, agora sob alerta de tempestade tropical, disse Ronald Sanders, embaixador do país nos EUA.

Às voltas com uma economia enfraquecida e uma rede elétrica frágil, Porto Rico já começou a se preparar para o furacão Maria, que até terça-feira deve gerar ventos fortes no território norte-americano.

Danos em Porto Rico também podem atrapalhar a cadeia de suprimentos de assistência a outras ilhas atingidas pelo Irma.

O Centro Nacional de Furacões também emitiu um alerta de tempestade tropical para porções do Médio Atlântico dos EUA e para o litoral da Nova Inglaterra na terça-feira devido à aproximação do furacão José.

Veja também

Furacão Irma atinge a Flórida e provoca grandes inundações:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade