PUBLICIDADE

América Latina

Dinossauro "quebra-cabeça" é descoberto no Chile

O "Chilesaurus diegosuarezi" é comparado com um ornitorrinco por seus traços incomuns

27 abr 2015 - 14h11
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Dinossauro "quebra-cabeça" descoberto no Chile surpreende por mistura incomum de traços
Dinossauro "quebra-cabeça" descoberto no Chile surpreende por mistura incomum de traços
Foto: Gabriel Lio / Reuters

Cientistas encontraram fósseis de um dinossauro estranho no sul do Chile que reúne uma combinação tão incomum de traços que os levou a compará-lo com um ornitorrinco, o mamífero australiano com bico de pato que coloca ovos.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Nomeado "Chilesaurus diegosuarezi", o dinossauro é membro do mesmo grupo do "Tyranossaurus rex", terópodes, que inclui o maior carnívoro terrestre da história, mas o novo dinossauro só comia plantas, com um bico e dentes em formato de folha, informaram os cientistas nesta segunda-feira (27).

Mandíbula direita do "Chilesaurus diegosuarezi"
Mandíbula direita do "Chilesaurus diegosuarezi"
Foto: Dr. Fernando Novas/Universidade de Birmingham / Reuters

O crânio e o pescoço lembram os dinossauros primitivos que possuíam o pescoço comprido, e a vértebra lembra dos carnívoros. O novo dinossauro possui braços robustos, mas com dois dedos em cada mão. Era bípede, mas seus pés largos e com quatro dedos cada eram diferentes da maioria dos terópodes. Os fósseis também mostraram que o animal descoberto possuía uma pélvis semelhante a de pássaros.

"O 'Chilesaurus' constitui um dos dinossauros mais bizarros já encontrados", disse o paleontólogo Fernando Novas, do Museu Bernardino Rivadavia de Ciências Naturais, em Buenos Aires, chamando a criatura de um "quebra-cabeça".

"A anatomia do esqueleto do 'Chilesaurus' junta características de diferentes grupos de dinossauros, como se um piso fosse formado por um mosaico de diferentes formas e cores. Nenhum outro dinossauro exibe tal combinação ou mistura", acrescentou.

Menino de 5 anos descobre fóssil de dinossauro brincando:

O animal viveu em uma região de rios no final do período Jurássico, aproximadamente 145 milhões de anos atrás. Era relativamente pequeno, atingindo no máximo 3,2 metros de altura, embora a maior parte dos espécimes encontrados fosse do tamanho de um peru.

Quatro esqueletos quase completos e dúzias de ossos de outros indivíduos foram encontrados, tornando o "Chilesaurus" um dos dinossauros mais conhecidos do período Jurássico do Hemisfério Sul.

A pesquisa foi apresentada na revista Nature.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade