Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Agentes federais dos EUA matam homem a tiros em Minneapolis; governador exige fim das operações no Estado

Um homem foi morto a tiros neste sábado (24) em Minneapolis por agentes federais americanos, segundo autoridades locais e federais. Este é o segundo caso que envolve a polícia de imigração (ICE), que organiza operações repressivas contra a imigração na cidade, no norte dos Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, acusou as autoridades democratas de "incitar a insurreição".

24 jan 2026 - 16h46
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Após a segunda morte causada por agentes federais, o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, pediu que Donald Trump encerre as operações da polícia de imigração na cidade. "Presidente Trump: este é um momento que exige liderança. Coloque Minneapolis em primeiro lugar, coloque os Estados Unidos em primeiro lugar. Vamos restaurar a paz. Vamos encerrar esta operação", declarou em entrevista coletiva.

Um vídeo divulgado nas redes sociais e em canais de notícias mostra pessoas mascaradas e usando coletes, que tentam conter um homem em uma rua coberta de neve, antes dos disparos. Nas imagens, ele cai ao chão, e vários outros tiros são ouvidos. Outras imagens mostram agentes de imigração usando gás lacrimogêneo contra uma multidão em crescimento.

O governador democrata de Minnesota, Tim Walz, pediu o fim imediato das operações de controle migratório organizadas pelo governo Donald Trump no Estado. "Acabo de falar com a Casa Branca após outro tiroteio horrível cometido por agentes federais nesta manhã", escreveu Walz na rede X.

"É revoltante. O presidente deve encerrar esta operação. Retirem imediatamente os milhares de agentes violentos e não treinados de Minnesota", acrescentou. Tina Smith, senadora democrata pelo Minnesota, descreveu o tiroteio como "catastrófico".

'Legítima Defesa'

 "Temendo por sua vida e pela segurança de seus colegas, um agente disparou em legítima defesa. Os paramédicos presentes no local prestaram socorro imediato ao indivíduo, mas ele foi declarado morto no local", disse o Departamento de Segurança Interna (DHS) após os tiros. O DHS também afirmou que os disparos ocorreram durante "uma operação direcionada em Minneapolis contra um imigrante ilegal procurado por agressão violenta".

"Pedimos ao público que mantenha a calma e evite a área imediata", diz um comunicado da cidade de Minneapolis. Grandes manifestações contra a polícia de imigração tomaram várias cidades americanas depois que um agente matou, em 7 de janeiro, Renee Good, cidadã americana, enquanto ela estava ao volante de seu carro.

Com agências

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade