PUBLICIDADE

Alemanha faz apreensão recorde de cocaína

Autoridades descobrem 4,5 toneladas da substância em navio vindo do Uruguai; droga é avaliada em 1 bilhão de euros

2 ago 2019 18h22
| atualizado às 18h58
ver comentários
Publicidade

A alfândega de Hamburgo, na Alemanha, anunciou nesta sexta-feira (02/08) a apreensão recorde de 4,5 toneladas de cocaína em um navio que atracou no porto da cidade. A droga é avaliada em 1 bilhão de euros (cerca de 4,3 bilhões de reais).

A cocaína foi descoberta há duas semanas durante uma checagem de rotina num contêiner, que supostamente transportava soja, proveniente de Montevidéu, no Uruguai, e que tinha como destino Antuérpia, na Bélgica. Segundo as autoridades, a cocaína estava divida em 4.200 pacotes distribuídos em 211 bolsas esportivas.

Cocaína estava em contêiner que supostamente transportava soja
Cocaína estava em contêiner que supostamente transportava soja
Foto: DW / Deutsche Welle

"Essa enorme quantia representa a maior apreensão individual de cocaína já realizada na Alemanha", destacou a alfândega de Hamburgo, em comunicado. "Assumindo o teor de pureza da cocaína, as 4,5 toneladas têm um valor de mercado de aproximadamente 1 bilhão de euros", destacou o texto.

A cocaína apreendida já foi incinerada pelas autoridades e as medidas de segurança ampliadas no porto.

No final de julho, autoridades alfandegárias descobriram 1,5 toneladas de cocaína vinda do Brasil num contêiner que supostamente transportava tabaco.

O porto de Hamburgo é o maior da Alemanha e o terceiro mais movimentado da Europa. Segundo o Relatório Mercados de Drogas da União Europeia (UE), o principal porto de entrada de drogas na Europa é Roterdã, na Holanda, no entanto, o tráfico está aumentado em Hamburgo.

Nos últimos anos, foram descobertas várias remessas de cocaína de até 1 tonelada, mas a recente apreensão foi de uma quantidade sem precedentes. Em 2018, a polícia de Hamburgo destruiu drogas apreendidas no valor de 520 milhões de euros.

Cerca de 9 milhões de contêineres passam anualmente pelo porto de Hamburgo. Drogas já foram descobertas em bananas, café a agora em bolsas esportivas. De acordo com autoridades, apenas uma parcela das drogas enviadas para a Europa são apreendidas.

Veja também:

Avião pousa em avenida movimentada - e para no semáforo:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Publicidade
Publicidade