Agência da ONU diz que não há vazamento de radiação em locais atacados pelos EUA no Irã
Presidente da agência anuncia reunião de emergência do órgão na segunda-feira; EUA atacaram três unidades nucleares do Irã na noite deste sábado
Agência da ONU afirma não haver vazamento de radiação nos locais nucleares iranianos atacados pelos EUA, enquanto uma reunião de emergência foi convocada diante do agravamento do conflito.
A Agência Internacional de Energia Atômica, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que monitora o uso de energia nuclear no mundo, informou não ter detectado o aumento dos níveis de radiação nas três instalações nucleares do Irã atacadas pelos Estados Unidos na noite deste sábado, 21.
O diretor da agência, Rafael Mariano Grossi, anunciou uma reunião de emergência do órgão nesta segunda-feira, 23, "tendo em conta a situação urgente no Irã".
O presidente americano, Donald Trump, informou na noite deste sábado ter realizado "ataques muito bem-sucedidos" a três instalações nucleares do Irã. Os bombardeios marcam a entrada dos Estados Unidos no conflito iniciado por Israel em 13 de junho, em uma ofensiva contra o programa nuclear do Irã. Em breve pronunciamento na noite deste sábado, Trump defendeu os bombardeios.
"O Irã, o tirano do Oriente Médio, precisa agora fazer a paz. Caso contrário, os ataques futuros serão muito maiores e mais fáceis", disse Trump. "Isso não pode continuar. Ou haverá paz, ou haverá uma tragédia para o Irã muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias." disse o presidente dos Estados Unidos.
As instalações iranianas de Fordow, Natanz e Isfahan foram atacadas. Tratam-se dos dois principais centros de enriquecimento de urânio do Irã. Natanz, inclusive, já havia sido atacada por Israel. / NYT e AFP
