PUBLICIDADE

África

OMS declara a Nigéria livre do ebola, após 42 dias sem casos

Primeiro caso no país mais populoso da África foi em 20 de julho

20 out 2014 - 09h24
(atualizado às 12h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Uma criança desinfeta as mãos em uma escola em Abduja, na Nigéria. A OMS disse que o país está livre do ebola, depois de um período de 42 dias sem novos casos </p>
Uma criança desinfeta as mãos em uma escola em Abduja, na Nigéria. A OMS disse que o país está livre do ebola, depois de um período de 42 dias sem novos casos
Foto: Stringer / Reuters

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira a Nigéria livre do ebola, depois de um período de 42 dias sem nenhum novo caso registrado no país.

"A Nigéria está agora livre do ebola. Esta é uma espetacular história de sucesso... Isso mostra que o vírus pode ser contido, mas é preciso ficar claro que nós só ganhamos uma batalha. A guerra só vai acabar quando a África Ocidental também for declarada livre do ebola", afirmou o representante da OMS Rui Gama Vaz em entrevista à imprensa na capital nigeriana, Abuja.

O primeiro caso na Nigéria, país mais populoso da África, foi importado da Libéria, quando um diplomata liberiano-americano chamado Patrick Sawyer passou mal no principal aeroporto internacional de Lagos, em 20 de julho.

Como o país estava mal preparado e não tinha procedimentos de triagem no local, Sawyer infectou várias pessoas, incluindo vários profissionais de saúde do hospital para onde foi levado, o qual não tinha equipamento de proteção adequado.

O Ebola já matou 4.546 pessoas na Libéria, Guiné e Serra Leoa, os três países mais afetados. A Nigéria teve 20 pessoas contaminadas, das quais oito morreram.

O anúncio de que a maior economia da África erradicou a febre hemorrágica letal, pelo menos por ora, ocorre depois que na sexta-feira a OMS declarou o Senegal livre da doença, embora esse país tenha tido apenas um caso, importado da Guiné.

Foto: Arte Terra
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade