PUBLICIDADE

Mundo

Em Pretória, Raúl Castro se despede de Nelson Mandela

12 dez 2013 - 10h29
Compartilhar
Exibir comentários
Raúl Castro presta homenagem a Nelson Mandela, ao lado do caixão do ex-presidente sul-africano
Raúl Castro presta homenagem a Nelson Mandela, ao lado do caixão do ex-presidente sul-africano
Foto: AFP

O presidente de Cuba, Raúl Castro, esteve na nesta quinta-feira no velório de Nelson Mandela, que está sendo realizado na sede do governo sul-africano, em Pretória.

Castro, vestido com um terno, parou diante do caixão durante alguns segundos e fez uma ligeira inclinação de cabeça em sinal de respeito por Mandela.

Castro rendeu tributo ao ex-presidente sul-africano na terça-feira no ato religioso oficial realizado no estádio FNB de Johanesburgo, onde compareceram milhares de pessoas, entre elas cerca de 100 chefes de Estado e de Governo.

Em um emotivo discurso, o líder cubano elogiou Mandela como "um exemplo insuperável para a América Latina e o Caribe", que "avançam rumo à unidade e à integração".

"Lembro de sua profunda amizade com Fidel", disse Castro, em referência a seu irmão, que manteve uma relação de afeto mútuo com Madiba, como é conhecido popularmente o antigo estadista sul-africano em seu país.

O velório foi aberto hoje pelo segundo dia no Union Buildings, em Pretória, sede do governo da África do Sul, onde milhares de cidadãos poderão seguir se despedindo do ex-presidente.

Em Pretória, Castro também se reuniu com o presidente Zuma
Em Pretória, Castro também se reuniu com o presidente Zuma
Foto: AP

O caixão está em um pátio sob um arco instalado no anfiteatro da sede governamental, guardado por quatro militares.

O velório reabrirá amanhã pela última vez, antes do corpo de Mandela ser transferido no sábado à aldeia de Qunu (leste da África do Sul), onde o ex-presidente passou sua infância e onde pediu para ser enterrado.

Já no domingo, Nelson Mandela será sepultado. Madiba faleceu há uma semana, aos 95 anos, em seu domicílio de Johanesburgo, após problemas respiratórios.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade