PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Em gesto histórico, Obama aperta mão de Raúl Castro no funeral de Mandela

10 dez 2013 - 10h00
(atualizado às 12h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Aperto de mão histórico entre Barack Obama e Raúl Castro
Aperto de mão histórico entre Barack Obama e Raúl Castro
Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cumprimentou o presidente cubano, Raúl Castro, durante o funeral de Nelson Mandela nesta terça-feira, um gesto sem precedentes entre líderes dos dois países que permanecem em impasse diplomático por mais de meio século.

Raúl sorriu enquanto Obama apertou sua mão a caminho do púlpito onde discursou em homenagem a Mandela. Em sua fala, Obama comparou Mandela a Gandhi e Luther King e disse que Madiba foi o último grande libertador do século XX.

O site oficial de Cuba, o Cubadebate.cu, elogiou o gesto promissor. "Obama cumprimenta Raúl: que esta imagem seja o princípio do fim das agressões dos Estados Unidos a Cuba", afirmou a publicação ao divulgar a foto.

Morte de Mandela

Nelson Mandela morreu na noite de 5 de dezembro. Há meses ele combatia uma infecção pulmonar. Logo após o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciar oficialmente o falecimento, líderes mundiais prestaram homenagem ao principal líder da luta contra o apartheid na África do Sul. A presidente Dilma Rousseff lembrou Mandela como a principal personalidade do século XX. O americano Barack Obama disse que Mandela "conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

Veja momento histórico em que Obama cumprimenta Raúl Castro:

No dia seguinte, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia da morte em suas páginas. Milhares de sul-africanos se reuniram em frente a suas residências, ou em lugares que ele morou, para homenagearem o heroi nacional. No início da tarde, o presidente Zuma confirmou que a programação do funeral de Mandela durará 10 dias. Ele será enterrado em seu vilarejo natal, Qunu, no dia 15 de dezembro. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade