7 eventos ao vivo

Em gesto histórico, Obama aperta mão de Raúl Castro no funeral de Mandela

10 dez 2013
10h00
atualizado às 12h38
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Aperto de mão histórico entre Barack Obama e Raúl Castro
Aperto de mão histórico entre Barack Obama e Raúl Castro
Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cumprimentou o presidente cubano, Raúl Castro, durante o funeral de Nelson Mandela nesta terça-feira, um gesto sem precedentes entre líderes dos dois países que permanecem em impasse diplomático por mais de meio século.

Raúl sorriu enquanto Obama apertou sua mão a caminho do púlpito onde discursou em homenagem a Mandela. Em sua fala, Obama comparou Mandela a Gandhi e Luther King e disse que Madiba foi o último grande libertador do século XX.

O site oficial de Cuba, o Cubadebate.cu, elogiou o gesto promissor. "Obama cumprimenta Raúl: que esta imagem seja o princípio do fim das agressões dos Estados Unidos a Cuba", afirmou a publicação ao divulgar a foto.

Morte de Mandela
Nelson Mandela morreu na noite de 5 de dezembro. Há meses ele combatia uma infecção pulmonar. Logo após o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciar oficialmente o falecimento, líderes mundiais prestaram homenagem ao principal líder da luta contra o apartheid na África do Sul. A presidente Dilma Rousseff lembrou Mandela como a principal personalidade do século XX. O americano Barack Obama disse que Mandela "conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

Veja momento histórico em que Obama cumprimenta Raúl Castro

No dia seguinte, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia da morte em suas páginas. Milhares de sul-africanos se reuniram em frente a suas residências, ou em lugares que ele morou, para homenagearem o heroi nacional. No início da tarde, o presidente Zuma confirmou que a programação do funeral de Mandela durará 10 dias. Ele será enterrado em seu vilarejo natal, Qunu, no dia 15 de dezembro. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade