PUBLICIDADE

África

Na Libéria, luta contra ebola esbarra em mitos

19 ago 2014 - 13h02
(atualizado às 13h03)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Polícia da Libéria faz guarda em um centro de tratamento de doentes com Ebola da organização Médicos Sem Fronteiras</p>
Polícia da Libéria faz guarda em um centro de tratamento de doentes com Ebola da organização Médicos Sem Fronteiras
Foto: Abbas Dulleh / AP

O surto do ebola já matou ao menos 1.145 pessoas na África Ocidental - 400 delas só na Libéria, país que se tornou crucial para conter a atual epidemia da doença, segundo a organização Médicos Sem Fronteiras.

Novos centros para o tratamento de infectados estão sendo montados no país. Pacientes são isolados num esforço de conter a epidemia. Mas as iniciativas esbarram em obstáculos - um deles, a falta de informação. Muitos acreditam que o ebola é um mito e o surto da doença não existe.

No fim de semana, um centro de quarentena foi invadido por uma multidão e o governo foi obrigado a admitir que 17 pacientes estão desaparecidos desde então. Há temores de que estes pacientes tenham retornado a suas casas, o que poderia disseminar o vírus mortal.

Uma autoridade disse à BBC sob condição de anonimato que colchões manchados de sangue, lençóis e outros equipamentos médicos foram levados do centro.

A Organização Mundial da Saúde alertou que a dimensão da epidemia pode ter sido subestimada.

Foto: Arte Terra

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade