PUBLICIDADE

Mundo

Afogamento de criança no litoral da Grécia é 1ª fatalidade após Turquia abrir a fronteira

2 mar 2020 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários

Uma criança morreu depois que um barco naufragou nesta segunda-feira no litoral da ilha grega de Lesbos, disseram autoridades da Grécia, a primeira fatalidade relatada desde que a Turquia abriu sua fronteira na semana passada para permitir que imigrantes cheguem à Europa.

Criança chora em meio a imigrantes do Afeganistão que chegam a ilha grega
02/03/2020
REUTERS/Alkis Konstantinidis
Criança chora em meio a imigrantes do Afeganistão que chegam a ilha grega 02/03/2020 REUTERS/Alkis Konstantinidis
Foto: Reuters

Separadamente, duas fontes de segurança turcas disseram à Reuters que um imigrante sírio morreu em decorrência de ferimentos nesta segunda-feira depois que forças de segurança gregas intervieram para impedir que imigrantes cruzassem da Turquia para a Grécia, mas Atenas classificou a afirmação como "fake news".

Mais de 10 mil imigrantes, a maioria da Síria, de outros países do Oriente Médio e do Afeganistão, chegaram às fronteiras terrestres da Turquia com a Grécia e a Bulgária, Estados da União Europeia, desde que Ancara comunicou na quinta-feira que não os manterá mais em seu território.

Policiais gregos e turcos dispararam gás lacrimogêneo contra a multidão presa entre as cercas da terra de ninguém durante o final de semana.

Mais ao sul, ao menos mil imigrantes chegaram às Ilhas Egeias do leste grego desde a manhã de domingo, segundo a polícia grega.

A Guarda Costeira grega disse que o barco que naufragou na costa de Lesbos havia sido escoltado por uma embarcação turca. Quarenta e seis pessoas foram resgatadas e duas crianças foram hospitalizadas, uma das quais não foi possível ressuscitar.

Outro bote com cerca de 30 afegãos aportou em Lesbos no início da manhã, noticiou um jornalista da Reuters na ilha. Trinta e três outros foram resgatados no litoral de Farmakonissi, uma ilha pequena próxima da Turquia, disse a Guarda Costeira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade