PUBLICIDADE

Mundo

Aeroporto de Cabul é reaberto após caos durante evacuação

Aeroporto da capital do Afeganistão foi fechado por algumas horas devido aos problemas de segurança que ameaçavam as operações de evacuação

16 ago 2021 - 18h34
(atualizado às 18h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O aeroporto de Cabul, no Afeganistão, foi reaberto na noite desta segunda-feira (16) após ser fechado por algumas horas devido aos problemas de segurança que ameaçavam as operações de evacuação.

Civis invadiram pista do aeroporto de Cabul para tentar fugir do Afeganistão
Civis invadiram pista do aeroporto de Cabul para tentar fugir do Afeganistão
Foto: ANSA / Ansa

O anúncio foi feito pelo especialista em logística do Estado-Maior dos Estados Unidos, major general Hank Taylor, que explicou que um C-17 com fuzileiros navais a bordo pousou no aeroporto afegão, enquanto a chegada de um segundo avião com uma unidade do Exército é esperada, a fim de garantir a segurança do local.

O avanço do grupo extremista Talibã em Cabul provocou cenas de desespero mais cedo no aeroporto da capital afegã. Alguns cidadãos se agarraram nos trens de pouso dos aviões militares norte-americanos para tentar fugir do país. O caos fez o Departamento de Estado dos EUA pedir para os cidadãos americanos permanecerem em abrigos e não irem ao aeroporto de Cabul.

O Pentágono afirmou que a previsão é de que, até o final do dia, cerca de 3 mil soldados americanos chegarão no solo afegão para ajudar na operação de evacuação.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade