Script = https://s1.trrsf.com/update-1770239730/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aeroporto de Berlim fecha para decolagens devido ao gelo

Interrupção afetou apenas partidas, com os voos de chegada ainda podendo pousar. Condições climáticas geram transtornos na capital alemã

5 fev 2026 - 07h20
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Aeroporto de Berlim suspendeu as decolagens devido ao gelo causado pelo inverno intenso, enquanto voos de chegada continuam sendo permitidos; o fenômeno também provoca transtornos no transporte público e nas vias da região.
Chuva congelante impossibilitou decolagens em Berlim
Chuva congelante impossibilitou decolagens em Berlim
Foto: DW / Deutsche Welle

O inverno intenso na Alemanha causou transtornos na capital alemã e arredores. Os voos não puderam decolar do Aeroporto de Berlim Brandemburgo (BER) na manhã desta quinta-feira, 5, devido às condições de gelo, informou uma porta-voz do aeroporto.

"Nenhuma decolagem está ocorrendo no BER devido às condições climáticas", disse ela, acrescentando que as aeronaves não puderam ser descongeladas devido à chuva congelante.

A interrupção afetou nesta manhã apenas as decolagens, com os voos de chegada ainda podendo pousar, disse a porta-voz, sem conseguir informar por quanto tempo as decolagens ficariam suspensas.

Os passageiros devem esperar cancelamentos de voos e atrasos significativos e são aconselhados a verificar o status de seus voos com suas companhias aéreas.

O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) alertou para um alto risco de condições de gelo perigosas em Berlim devido à chuva congelante e ao gelo.

Chuva congelante

A chuva congelante é um fenômeno meteorológico perigoso em que a chuva líquida congela instantaneamente ao tocar superfícies (chão, carros, árvores) que estão a temperaturas iguais ou abaixo de zero.

Diferente da neve ou granizo, a chuva congelante forma uma camada lisa de gelo transparente, superfície extremamente escorregadia que causa sérios riscos de segurança, quedas e acidentes.

Transtornos no transporte público

Em Berlim, duas linhas de metrô foram parcialmente interditadas devido às condições climáticas. No início da manhã, foram relatados cancelamentos em serviços de trem e ônibus em Berlim e no estado de Brandemburgo, que envolve a capital alemã.

As centrais de controle da polícia relatam vários acidentes na região, mas apenas com danos materiais.

Em Berlim, mesmo as principais vias permaneceram sem limpeza, ainda com neve e gelo nas pistas, no início do horário de pico de trânsito. A empresa de limpeza urbana de Berlim informou que trabalha ininterruptamente desde a madrugada.

md/cn (DPA, ots)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade