8 eventos ao vivo

Advogado pede asilo para Asia Bibi na Holanda

Cristã paquistanesa deixou a prisão de Lahore ontem (7) à noite

8 nov 2018
15h52
atualizado às 16h47
  • separator
  • comentários

O advogado de defesa da cristã Asia Bibi, que havia sido sentenciada à pena de morte em 2010 por blasfêmia antes de ser absolvida no último dia 31 de outubro, solicitou nesta quinta-feira (8) um pedido de asilo para a paquistanesa e sua família na Holanda.
    A informação foi revelada pelo magistrado Saif ul-Malook durante entrevista à emissora norte-americana "CNN". Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Stef Blok, já havia confirmado em sua conta no Twitter a oferta de asilo temporário a todos.
    A cristã paquistanesa deixou ontem à noite a prisão de Lahore, onde estava detida há oito anos esperando o cumprimento da pena de morte. No entanto, ainda não se sabe se ela está a caminho da Europa.
    Blok colocou à disposição do advogado de defesa o programa holandês chamado "City Shelter", destinado a defensores dos direitos humanos que estão sob ameaça em suas nações. O projeto permite a permanência de Malook na Holanda de maneira legal durante os próximos meses.
    A medida é válida até o usuário definir se prefere retornar ao Paquistão ou solicitar asilo permanente em outro país estrangeiro. Segundo o ministro das Relações Exteriores, "a situação de Asia Bibi tem plena atenção" do governo holandês.
    Bibi havia sido condenada à pena de morte em 2010 por blasfêmia, mas a Suprema Corte paquistanesa a absolveu no último dia 31 de outubro. Nos últimos dias, muçulmanos ultraconservadores realizaram grandes manifestações contra sua absolvição e exigiram do governo o compromisso de não permitir que ela deixasse o Paquistão. Ontem (7), o marido da cristã, Ashiq Masih, chegou até a fazer um apelo para a Itália ajudá-la a sair do país asiático. Ele, inclusive, já havia pedido por segurança aos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Asia Bibi foi condenada por ter insultado o profeta Maomé durante uma briga com camponeses muçulmanos ocorrida em 2009, mas sempre alegou inocência.

Advogado pede asilo para Asia Bibi na Holanda
Advogado pede asilo para Asia Bibi na Holanda
Foto: EPA / Ansa - Brasil
Ansa - Brasil   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade