PUBLICIDADE

Mundo

Advogado pede asilo para Asia Bibi na Holanda

Cristã paquistanesa deixou a prisão de Lahore ontem (7) à noite

8 nov 2018 - 15h52
(atualizado às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O advogado de defesa da cristã Asia Bibi, que havia sido sentenciada à pena de morte em 2010 por blasfêmia antes de ser absolvida no último dia 31 de outubro, solicitou nesta quinta-feira (8) um pedido de asilo para a paquistanesa e sua família na Holanda.

Advogado pede asilo para Asia Bibi na Holanda
Advogado pede asilo para Asia Bibi na Holanda
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    A informação foi revelada pelo magistrado Saif ul-Malook durante entrevista à emissora norte-americana "CNN". Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Stef Blok, já havia confirmado em sua conta no Twitter a oferta de asilo temporário a todos.

    A cristã paquistanesa deixou ontem à noite a prisão de Lahore, onde estava detida há oito anos esperando o cumprimento da pena de morte. No entanto, ainda não se sabe se ela está a caminho da Europa.

    Blok colocou à disposição do advogado de defesa o programa holandês chamado "City Shelter", destinado a defensores dos direitos humanos que estão sob ameaça em suas nações. O projeto permite a permanência de Malook na Holanda de maneira legal durante os próximos meses.

    A medida é válida até o usuário definir se prefere retornar ao Paquistão ou solicitar asilo permanente em outro país estrangeiro. Segundo o ministro das Relações Exteriores, "a situação de Asia Bibi tem plena atenção" do governo holandês.

    Bibi havia sido condenada à pena de morte em 2010 por blasfêmia, mas a Suprema Corte paquistanesa a absolveu no último dia 31 de outubro. Nos últimos dias, muçulmanos ultraconservadores realizaram grandes manifestações contra sua absolvição e exigiram do governo o compromisso de não permitir que ela deixasse o Paquistão. Ontem (7), o marido da cristã, Ashiq Masih, chegou até a fazer um apelo para a Itália ajudá-la a sair do país asiático. Ele, inclusive, já havia pedido por segurança aos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Asia Bibi foi condenada por ter insultado o profeta Maomé durante uma briga com camponeses muçulmanos ocorrida em 2009, mas sempre alegou inocência.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade