PUBLICIDADE

Mundo

Advogado de pastor dos EUA preso na Turquia recorre à Corte Constitucional

3 out 2018 - 08h01
Compartilhar
Exibir comentários

O advogado do pastor norte-americano Andrew Brunson disse ter apresentado, nesta quarta-feira, um recurso à Corte Constitucional da Turquia em que pede a libertação de seu cliente da prisão domiciliar.

Policiais patrulham casa do pastor norte-americano Andrew Brunson em Izmir, na Turquia 20/08/2018 REUTERS/Osman Orsal
Policiais patrulham casa do pastor norte-americano Andrew Brunson em Izmir, na Turquia 20/08/2018 REUTERS/Osman Orsal
Foto: Reuters

O caso de Brunson, cuja próxima audiência regular está marcada para o dia 12 de outubro, se tornou uma das questões mais importantes em uma crescente rixa diplomática entre os Estados Unidos e a Turquia, que fez com que Washington impusesse sanções e tarifas contra Ancara.

No recurso apresentado à Corte Constitucional --a mais alta instância jurídica da Turquia--, que foi visto pela Reuters, o advogado de Brunson pede que o tribunal reconheça que o direito de liberdade de seu cliente foi violado e o liberte da prisão domiciliar.

A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Heather Nauert, disse em coletiva de imprensa na terça-feira que os Estados Unidos manterão contato próximo com o governo turco para acompanhar o julgamento de Brunson.

"Nós certamente gostaríamos de ver o pastor Brunson em casa logo. Já passou da hora", disse.

Brunson é acusado de ter ligações com militantes curdos e com apoiadores de Fethullah Gulen, o clérigo que a Turquia responsabiliza por uma tentativa de golpe de Estado em 2016. O pastor nega as acusações --assim como Gulen-- e Washington exigiu sua libertação imediata.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade