Mistério: Tartaruga-Gigante encontrada morta em praia Gaúcha
Tartaruga-de-couro encalhada morta na Praia de Itapeva Norte, em Torres, causa é desconhecida.
Tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante, foi encontrada sem vida na praia de Itapeva Norte, em Torres, Litoral Norte do RS. A descoberta ocorreu na manhã de sexta-feira, 29/12, intrigando banhistas e especialistas, pois a causa da morte permanece desconhecida.
Segundo a bióloga Cariane Trigo, da UFRGS, avistar uma tartaruga-de-couro na costa gaúcha é raro, já que essa espécie geralmente habita águas profundas. Ela explicou que os encalhes desses animais são incomuns devido ao seu habitat oceânico distante da costa.
Embora a mortandade dessa espécie seja um mistério, a bióloga levanta a possibilidade de captura acidental por redes de pesca como um dos motivos. Durante a alta temporada, as prefeituras no Litoral Norte costumam ser responsáveis pela remoção de animais mortos.
A prefeitura de Torres planeja seguir as recomendações da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural, optando por enterrar a tartaruga devido a possíveis riscos, como a gripe aviária que afetou recentemente leões-marinhos na região.