Lula diz que deve viajar em março para os EUA para reunião com Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que deve viajar no início de março a Washington para uma reunião "olho no olho" com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"E eu espero marcar com o presidente Trump, no começo de março eu vou fazer uma viagem a Washington", disse Lula a jornalistas no Panamá, onde participará do Fórum Econômico Internacional da América Latina.
"Eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro para que a gente possa discutir as boas relações entre o Brasil e os Estados Unidos", acrescentou.
Na véspera, os dois presidentes conversaram por cerca de 50 minutos por telefone, ocasião em que abordaram a visita de Lula aos EUA, a situação na Venezuela e o chamado Conselho da Paz proposto pelos Estados Unidos, além do combate ao crime organizado, segundo nota do governo brasileiro.
No mesmo dia, uma fonte ouvida pela Reuters havia informado que o mais provável era que a visita ocorresse em março. Segundo a fonte, as negociações para uma data específica devem começar nos próximos dias.
Sobre a Venezuela, Lula disse nesta terça-feira que é preciso "um pouco de paciência porque quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o povo venezuelano; não será o Brasil, não serão os Estados Unidos, será a Venezuela".