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Lojas de Bairro utilizam a divulgação em saco de pão como estratégia para impulsionar o marketing de vizinhança

23 out 2018 - 16h52
(atualizado em 24/10/2018 às 19h55)
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Um estudo recente da Kantar Worldpanel envolvendo mais de 41 mil domicílios em dez países da América Latina, inclusive o Brasil, confirmou aquilo que já era suspeita: 68% dos latinos preferem  fazer suas compras perto de casa. São consumidores que querem comodidade, frequentam os pontos de venda do próprio bairro, e moram em um raio estimado de até 14 km, muitas vezes vão ao estabelecimento a pé, para evitar trânsito e congestionamento.

Foto: Thiago do Val / DINO

No geral este público gosta de um atendimento personalizado, no qual o caixa sabe o nome de boa parte dos clientes, tem fácil acesso para falar com o dono ou gerente.  Outro aspecto apreciado pelo consumidor que opta pelo "mercadinho da esquina" é o tamanho reduzido da loja, que agiliza a compra.  

Esta tendência de mercado tem sido observada por empresas de micro e pequeno porte, que estão adotando o local store marketing (marketing de vizinhança) como estratégia para impulsionar seus negócios.  O objetivo é marcar presença onde o público-alvo estiver, aumentando a visibilidade e fixação de suas marcas, ampliando seus canais de comunicação e engajamento com o cliente. 

A propaganda em saco de pão é uma alternativa de baixo custo que tem sido usada por estes comércios para integrar às ações do marketing de vizinhança.  A chamada mídia do pão se apropria da embalagem de um produto de consumo diário para estampar seus anunciantes.

"A distribuição dos saquinhos é feita por meio de parcerias com padarias locais, ou seja, são anúncios geolocalizados, que atingem a clientela ao redor destes estabelecimentos", explica Daniel Costa - fundador da Paper Pão, rede de franquias especializadas em divulgação no saco de pão.

O pão é um alimento mundialmente conhecido e  apreciado por diversas culturas. Algumas pesquisas apontam que mais de 90% da população comem pão. No Brasil, o pão francês é o mais popular, 58% dos brasileiros consomem. Já as padarias são responsáveis por 79% das vendas de pães, são as preferidas entre outras razões, por estarem perto da casa do cliente.

Os dados são curiosos e ajudam a explicar a razão de milhares de pequenas empresas usarem o saco de pão como meio de divulgação e estratégia para promover o marketing de vizinhança.

O preço acessível para micro e pequenas empresas, é um dos pontos fortes desta mídia alternativa. Para se ter uma ideia, o anúncio do tamanho de um cartão de visita sai por volta de R$ 0,02 (dois centavos) a cada embalagem e alcança em média quatro visualizações por saco.

Em uma tiragem com 30 mil exemplares são estimadas 120 mil visualizações.  É um número expressivo, por que a propaganda entra na casa do consumidor e atinge toda família.

"O saquinho de pão mudou e agora o que era uma mera embalagem passou a ser uma mídia de alto impacto visual. Nelas é possível divulgar marcas, produtos, serviços, promoções e até campanhas educativas", explica.

Geralmente as campanhas são compartilhadas, ou seja, na mesma embalagem são publicados múltiplos anunciantes.  Essa estratégia faz com que o preço do espaço publicitário fique mais barato.  "O propósito é praticar o mutualismo, cooperar uns com os outros para crescer e não, competir. O pequeno empresário que se une com o outro do mesmo porte, ganha força, respeito, presença e se destaca entre os demais", afirma Costa.

O compartilhamento do espaço  também reduz a produção de lixo, aumenta a economia de energia, um dos motivos que torna a mídia do pão sustentável. Alem disso, os sacos são feitos de materiais atóxicos, papel biodegradável, tinta a base de água, cola a base de amigo de milho, são embalagens próprias para estar em contato com o alimento.

Como funciona a distribuição dos sacos com a propaganda

A empresa de publicidade faz parcerias com as padarias, que recebem os sacos gratuitamente e ficam responsáveis pela entrega ao consumidor. Na prática, o cliente vai até aos estabelecimentos, compra o pão, o coloca no saco e leva informação e conteúdo para casa. O resultado deste processo é 0% de desperdício, pois todas as embalagens são entregues.

5 motivos que fazem os comerciantes anunciarem

Conceito sustentável: mídia utiliza matéria-prima biodegradável;

Zero desperdício: 100% das embalagens chegam até o público-alvo;

Marketing estratégico: quem anuncia amplia os canais de comunicação e vendas;

Baixo Custo: Valores acessíveis que permitem pequenas empresas anunciarem;

Amplo alcance: uma única tiragem de 30 mil sacos atinge 120 mil visualizações

Sobre a Paper Pão

A Paper Pão é uma rede de nanofranquias de publicidade em sacos de pão. A marca tem 32 unidades em operação e está presente em 14 estados brasileiros. O negócio que permite operação home-based tem investimento inicial de R$ 5,2 mil.

Serviço

Paper Pão Publicidade e Propaganda em Sacos de Pão

www.paperpao.com.br

(11) 9 49719773- WhatsApp

contato@paperpao.com.br

Website: http://www.paperpao.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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