PUBLICIDADE

Barroso é eleito presidente do STF e substituirá Weber na presidência da Corte

Mandato é de dois anos e o vice-presidente do tribunal será o ministro Edson Fachin; posse está marcada para o dia 28 de setembro

9 ago 2023 - 16h31
(atualizado às 17h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Piso Nacional da Enfermagem está suspenso por determinação do ministro do STF Luis Roberto Barroso.
Piso Nacional da Enfermagem está suspenso por determinação do ministro do STF Luis Roberto Barroso.
Foto: André Dusek / Estadão / Estadão

O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito o próximo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assumirá o cargo por um mandato de dois anos, em uma cerimônia agendada para o dia 28 de setembro. O ministro Edson Fachin ocupará a posição de vice-presidente da Corte.

A sucessão para presidir o STF segue a sequência da antiguidade. Os ministros selecionam o membro mais antigo do tribunal que não exerceu recentemente a Presidência. O segundo membro mais antigo, usando o mesmo critério, torna-se o vice-presidente.

O mandato da atual presidente, Rosa Weber, chegará ao fim em 2 de outubro, data em que a ministra completa 75 anos e será obrigada a se aposentar. A previsão é que ela deixe a Corte até o final de setembro.

Após sua eleição, o ministro Luís Roberto Barroso disse que pretende contar com a "cooperação fraterna" dos demais ministros que compõem a Corte. 

"A vida me deu a bênção de servir ao Brasil sem ter nenhum outro interesse, sem ter nenhum outro propósito que não seja o de fazer um país melhor e maior e, na medida do possível, disseminar o bem e a Justiça por todo o país. De modo que eu gostaria de dizer que eu conto com a colaboração fraterna de todos os colegas", declarou.

A presidente Rosa Weber comentou a nomeação do colega e desejou uma gestão de sucesso.

"Eu sou abençoada por poder hoje anunciar a presidência do ministro Luís Roberto Barroso e do ministro Luiz Edson Fachin. Permito-me desejar aos dois uma gestão profícua, muito feliz e com todo o êxito, como eu tenho convicção absoluta de que será. Parabéns a ambos", afirmou.

Veja ministros do STF que foram indicados por Lula e Dilma Veja ministros do STF que foram indicados por Lula e Dilma

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade