Microsoft Windows 7

Windows 7: Truques e dicas para aumentar sua produtividade

Rodrigo Martin / Especial para o Terra

Um dos fatos notáveis do Windows 7 é seu rendimento e o ganho de produtividade que oferece aos seus usuários. Bastante superior ao Vista, dá um banho e traz algumas funções escondidas que podem melhorar ainda mais seu desempenho.

Uso expresso de janelas

Um de nossos recursos preferidos no Windows 7 é a forma que ele lida com as janelas. Os botões "minimizar", "maximizar" e "restaurar" não são mais as únicas formas de trabalhar com as janelas.

Agora, o Windows 7 conta com bordas inteligentes. Arraste uma janela para uma das laterais do monitor e ela passará a ocupar 50% da tela. Fazendo o mesmo para cima, a janela será maximizada.

Estas funções podem ser, inclusive, acessadas do teclado. Com a janela ativa, segure a tecla Windows e pressione a seta direita ou esquerda, para redimensionar lateralmente; para cima, para maximizar, ou para baixo, para minimizar.

Não bastando isso, o 7 traz o Aero Shake, que permite clicar sobre a barra de título de uma janela e, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, chacoalhar para esconder todas as outras janelas abertas. O recurso pode ser "clonado" pelo teclado através da tecla de atalho Windows + Home.

Gadgets visíveis

Com o fim da Barra Lateral, os gadgets agora flutuam na Área de Trabalho. Mas, se antes bastava um clique sobre o ícone da barra lateral ao lado do relógio do Windows para mostrar os gadgets, como proceder agora?

A sequência Windows + G traz os gadgets para frente de todas as janelas. Ou então você pode pedir para ver sua área de trabalho com a sequência Windows + D ou clicando no canto direito da tela, ao lado do relógio, sobre o botão invisível Mostrar área de trabalho.

Barra de tarefas à moda antiga

Das versões anteriores para o Windows 7, a mudança visual mais radical ficou por conta da barra de tarefas. Mais espessa, mistura os ícones de início rápido ao dos programas abertos, mostra miniaturas das janelas dos aplicativos em funcionamento e também traz a data anexa ao relógio do sistema.

As vantagens da renovação da barra são inúmeras, mas se você não curtir é possível deixá-la semelhante às versões anteriores. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a barra e escolha Propriedades. Na nova janela, marque a opção Usar ícones pequenos e em Botões da barra de tarefas escolha "Combinar quando a barra de tarefas estiver cheia".

Acesso rápido aos programas mais usados

Se você usa sempre um programa específico, como o Windows Live Messenger, por exemplo, vai querer que ele seja inserido na barra de tarefas. Para isso, abra o programa e clique com o botão direito sobre seu ícone. Escolha a opção Fixar este programa na barra de tarefas.

Um jeito fácil de acessar os programas é usando a tecla de atalho Windows + número do programa, onde o número é a posição do ícone na barra.

Leia as letrinhas miúdas

Um programa traz letrinhas miúdas? Isso não é problema para o Windows 7. O sistema traz uma lupa que pode ser acessada facilmente através da sequência de teclas Windows + (aumentar) e Windows - (diminuir).

Mude o funcionamento do botão Desligar

No Vista o botão desligar era um fiasco: apenas colocava o computador para hibernar. Agora, o botão de fato desliga a máquina. Mas, se você prefere que o botão tenha outro uso, como dar logoff de sua máquina, por exemplo, pode mudar o funcionamento rapidamente.

Clique com o botão direito do mouse sobre o botão Desligar e escolha Propriedades. Na nova janela, mude a Ação do botão de energia e clique em Aplicar.

Bloqueie o acesso ao computador

Se você vai sair da sua máquina, não precisa desligá-la para que outras pessoas não se sentem ao seu computador. Basta bloquear a máquina com o comando Windows + L.

O fim da encheção do Controle de Conta de Usuário

Finalmente a Microsoft atendeu os usuários e mudou uma das funcionalidades mais irritantes do Windows Vista, o Controle de Conta de Usuário (ou na sigla, em inglês, UAC). Este recurso garantia que alterações não fossem feitas de forma automática, pedindo ao usuário que aprovasse uma a uma. A idéia era boa, mas o resultado era um sistema que perguntava o tempo todo o que fazer.

No Windows 7, digite Controle de Conta de Usuário no menu Iniciar do Windows 7 para acessar as configurações. Agora, em vez de "ligado" ou "desligado" o Windows oferece quatro níveis de proteção. Um mais poderoso, que funciona igualzinho ao do Vista, dois intermediários, e um para quem não tem medo, que não pede a autorização do usuário para nada.

Terra