Microsoft Windows 7

Windows 7 requer computador com 1 GB

Hermano Freitas

O sistema operacional Windows 7 não faz nenhuma exigência de configuração especial de hardware em relação ao precursor, o Windows Vista. Segundo a Microsoft, a configuração mínima para seu uso é um PC ou equivalente com 1 GB de memória. Isso porque  é possível abrir quantos programas o usuário tiver a necessidade de usar sem uma crescente exigência de memória RAM.   

"A experiência de navegação com o Windows 7 é única, ele só loca a memória para o que você deseja. Coloque ele para rodar em qualquer notebook com memória padrão de mercado e ele vai voar!", diz o gerente do produto no Brasil, Ricardo Wagner.  O representante da Microsoft afirma que a experiência com os problemas de compatibilidade das primeiras versões do Vista mostraram que era preciso desenvolver um sistema operacional novo sem "esquecer o legado" dos anteriores. "Com o Windows Vista rompemos com o paradigma e entendemos que não é possível partir do zero. No 7, as pessoas não terão que reaprender nada. É tudo muito intuitivo", diz Wagner. 

Ele afirma ainda que a Microsoft percebeu com o lançamento do Vista, no final de 2006, que por mais que a demanda principal do mercado fosse a segurança, a compatibilidade não poderia ser ignorada. Sendo assim, em maio de 2007 todos os 98 dispositivos de PCs já eram adaptáveis ao Vista, resolvendo problemas de compatibilidade. No entanto, permaneceram as desconfianças em relação ao novo sistema operacional e a maioria dos computadores até hoje tem o Windows XP instalado, ignorando a nova versão.  "Estamos numa posição favorável, o mercado está com uma boa configuração."

Questionado sobre qual vantagem o usuário terá em adquirir uma versão original em vez  de piratear, o representante da Microsoft não pestaneja. "As pessoas acreditam que ter um pirata é igual ao original. Não é. As atualizações são como um ‘recall’ para eventuais defeitos de fábrica. A ‘ativação e validação’ para uma série de programas é disponível apenas para o original, não para o pirata." Além disso, de acordo com Wagner, instalar um Windows pirata no computador é um risco para o usuário, que corre o risco de instalar um software malicioso que pode ligá-lo diretamente ao computador do hacker.


Requisitos do Sistema

De acordo com a Microsoft, são os seguintes os requisitos do Windows 7:

Processador de 1 gigahertz (GHz) de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)

1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)

16 GB de espaço em disco disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits)

Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior

- Para usar determinados recursos há requisitos especiais:

Dependendo da resolução, a reprodução de vídeo pode exigir mais memória e hardware gráfico mais avançado

Alguns recursos do Windows Media Center podem exigir um sintonizador de TV e hardware adicional

Windows Touch e Tablet PCs: exigem hardware específico

Grupo Doméstico: Exige uma rede e computador executando o Windows 7

A autoração de DVD/CD requer uma unidade ótica compatível

O Modo Windows XP exige mais 1 GB de RAM, mais 15 GB de espaço disponível em disco e um processador capaz de virtualização por hardware, com Intel VT ou AMD-V ativados

Música e sons requerem saída de áudio

A funcionalidade do produto e os gráficos podem variar com base na configuração do seu sistema. Alguns recursos podem exigir hardware avançado ou adicional. (fonte: Microsoft)

No site da Microsoft está disponível uma tabela com os principais recursos de cada uma das versões do sistema, que pode ser consultada pelo atalho https://tinyurl.com/lu3ubv

Terra