PUBLICIDADE

DINO

História da Estrada Real: origem e principais cidades do trajeto

Além das belezas das paisagens, a Estrada Real mostra uma parte importante da história do Brasil

26 set 2016 - 13h33
Compartilhar
Exibir comentários

Quem decide viajar pelas famosas cidades históricas de Minas Gerais ainda pode desfrutar de mais um grande atrativo: A Estrada Real. Famosa por ser um dos maiores circuitos turísticos do país, ela oferece uma experiência ímpar de turismo no seu percurso, que possui quase 1600km. A Estrada Real se mistura com os primórdios do Brasil. Sua construção foi iniciada no século XVII. Na época, o objetivo era que ela servisse como ligação entre as regiões produtoras de ouro no interior de Minas Gerais e o litoral do Rio de Janeiro.

Foto: DINO

Ao percorrer o trajeto o turista terá a oportunidade única de refazer o caminho do ouro e diamante, principais riquezas dessa região de Minas. Curiosamente na época do Brasil Colônia, o nome Estrada Real era dado a qualquer via que a Coroa abrisse para explorar o Brasil. Entretanto, entre todas as vias que existiam, a única quer perdurou e manteve o nome foi o trecho de Minas (que também inclui algumas passagens por São Paulo e Rio). A Coroa tinha um interesse a mais nessa região, além de permitir que a produção do interior pudesse escoar mais facilmente até o litoral, ela possibilitava um maior controle, evitando desvios e o não pagamento de tributos. É interessante notar que já em sua origem a ideia era obrigar que os impostos sobre as mercadorias transportadas fossem pagos. Sendo assim, a Coroa Portuguesa considerava, ou melhor, deixava claro que a rota era o único caminho oficial. Se alguém decidisse sair da Estrada Real para evitar os tributos, estaria cometendo contrabando contra a Coroa.

A Estrada Real hoje é um projeto turístico de que grande magnitude. Os turistas que preferirem podem até seguir um roteiro muito bem trabalhado criado pelo Instituto Estrada Real que também é responsável pela conservação e exploração turística da região (veja mais aqui). Ao contrário do que muitos pensam esse percurso tem de tudo um pouco, e talvez por isso mesmo atraia tantos turistas. Não importa se o que ele busca são cidades históricas, viagens de trem, parques estaduais, institutos temáticos ou uma rota gastronômica. Tudo isso pode ser encontrado na Estrada Real em Minas. Cada um pode definir a ordem de seu roteiro de acordo com sua preferência. Entre as cidades mais visitadas na rota estão Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Entre Rios, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Tiradentes e São João del Rei. Então fica a dica para não deixar essas cidades fora do seu caminho. A Estrada Real conta com um percurso cultural e histórico único no Brasil. São 177 municípios em sua extensão. Desses, 162 se encontram em Minas Gerais.

Gostou e quer conhecer a mais famosa rota do interior do Brasil e aproveitar todas as possibilidades que ela oferece? O Candeias leva você. Entre para o maior clube de turismo programado do Brasil e viaje sem preocupação. Seja um associado e desfrute de toda uma estrutura de ponta para que você possa aproveitar cada momento. Saiba mais em http://www.candeias.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade