'Golpe da garra fraca': polícia investiga esquema de adulteração de máquinas de bichinhos de pelúcia
Agentes da Polícia Civil cumpriram 19 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em Santa Catarina
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deu início à 2ª fase da Operação Mãos Leves nesta quarta-feira, 28, para investigar um esquema de adulteração de máquinas de bichinhos de pelúcia.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) expediu 19 mandados de busca e apreensão contra quadrilhas que modificam os aparelhos de brindes para dificultar a liberação dos itens, o chamado "golpe da garra fraca".
Agentes capturaram máquinas pirateadas e brinquedos em um galpão em Inhaúma, na Zona Norte do Rio de Janeiro, sede da empresa Black Entertainment. Outro mandado foi cumprido em Santa Catarina.
Cada equipamento de bichinhos de pelúcia contava com uma adulteração na corrente elétrica que alimenta a garra para pegar os brinquedos.
Assim, após um determinado número de jogadas, a grua libera a potência necessária para poder agarrar o brinquedo. Na maioria das tentativas, a garra não conta com força suficiente para pegar o brinquedo.
"A perícia realizada nos equipamentos constatou que os mesmos possuem um sistema eletrônico de contador de jogadas e, conforme programação realizada pelo operador das máquinas, é liberada uma corrente elétrica que permite gerar potência suficiente para que a pessoa consiga capturar o bichinho de pelúcia somente após um determinado número de tentativas", disse a Polícia Civil.
No galpão da Black Entertainment, a Polícia Civil encontrou várias máquinas que seriam destinadas a shoppings como Via Parque e West. De acordo com o delegado Pedro Brasil, todos os equipamentos encontrados no galpão estavam adulterados.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que as investigações tiveram início após denúncias de que bonecos de pelúcia falsificados estariam sendo utilizados nestas máquinas. A 1ª fase da operação ocorreu em maio deste ano.