General Motors avança projeto de motor para a Cadillac na Fórmula 1
Dan Towriss revela que a General Motors teve grande avanço no projeto de unidade de potência para a equipe da Cadillac na Fórmula 1 e está à frente do calendário previsto
A General Motors segue trabalhando na sua unidade de potência para a Fórmula 1. Segundo informações reveladas por Dan Towriss, CEO da Cadillac, o projeto está adiantado e deve estrear antes mesmo do esperado. Ele explica que a previsão segue para 2029, mas a prioridade é colocar o motor na pista "quanto antes".
O caminho da Cadillac até a Fórmula 1
A trajetória da Cadillac na Fórmula 1 se iniciou em 2026 como cliente da Ferrari, porém a equipe continua com o plano de produzir seu próprio motor nos próximos anos. Segundo Towriss, o trabalho da General Motors é totalmente independente, sem compartilhamento de tecnologias com a montadora italiana.
"Na verdade, o projeto está adiantado. Neste momento, estamos planejando colocar a unidade de potência da Cadillac na pista em 2029. Se houver formas de acelerar isso, faremos", explicou. "Cada fabricante precisa desenvolver a própria propriedade intelectual. A Ferrari tem a dela, e nós, com a divisão de performance da GM, estamos criando a nossa. Vamos levar um produto próprio para o grid."
Enquanto a General Motors segue trabalhando no desenvolvimento de sua unidade de potência, a Fórmula 1 debate o futuro do novo regulamento técnico. Já que, após semanas de críticas, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) foi forçada a antecipar a discussão.
Segundo informações da imprensa internacional, a entidade estaria disposta a abandonar os componentes elétricos e retornar ao modelo de motor turbo V8 de 2,4 litros em 2031. A nova unidade de potência utilizaria combustível sustentável em busca de obter um propulsor com menor custo de desenvolvimento, melhor som e mais sustentabilidade.
Quando questionado sobre o curto ciclo do motor, Towriss afirmou que a equipe está acompanhando as discussões sobre o futuro da categoria, mas que não está preocupado. Para ele, o importante é que a Cadillac esteja como fabricante completa na Fórmula 1.
"Estamos acompanhando de perto as discussões sobre as regras. Elas podem mudar antes de 2031 ou não. Independentemente disso, queremos ver um motor Cadillac no grid o mais rápido possível", completou.
Acompanhe a temporada 2026
Após conflitos militares no Oriente Médio, a Fórmula 1 cancelou os GPs do Bahrein e da Arábia Saudita. Impossibilitada de substituir duas corridas em um prazo tão curto, a FIA precisou "adicionar" uma pausa de 35 dias durante o mês de abril ao seu calendário. Agora, os pilotos e equipes devem retornar no mês de maio para o Grande Prêmio de Miami, nos Estados Unidos.
O GP de Miami, assim como as primeiras três corridas da Fórmula 1 2026, deve ser transmitido ao vivo pela TV Globo no sinal aberto e pelo canal Sportv3 no sinal fechado. Aos que preferirem acompanhar a categoria pelos streamings, a competição também estará disponível no Globoplay e no F1TV.
Ver essa foto no Instagram
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.