Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Representante da ONU diz que países têm de honrar acordos

Segunda, 04 de fevereiro de 2002, 15h45


Um dos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) é garantir o cumprimento de acordos assinados pelos países associados. A opinião é do secretário-executivo do Comitê de Economia para a América Latina, José Antônio Ocampo, que veio a Porto Alegre hoje como representante do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, no 2º Fórum Social Mundial (FSM).

Ocampo durante a tarde desta segunda-feira uma mensagem de Annan, especial para o FSM. O cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos – sejam dos direitos civis e políticos, como os econômicos, sociais e culturais – também é uma das metas da organização para o século 21.

José Ocampo reforçou a necessidade de uma evolução e reformulação da ONU (criada após a segunda Guerra Mundial), adequando-se a nova realidade mundial e ampliando a participação da sociedade civil e dos parlamentos nas suas decisões. Para o governador Olívio Dutra, a presença do dirigente é um reconhecimento das Nações Unidas da importância dos temas que estão sendo debatidos no evento.

"A ONU precisa se aperfeiçoar e passar a acolher as opiniões da sociedade, dando maior espaço para a diversificação", afirmou Olívio. O prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, reforçou a importância do FSM para discutir os problemas mundiais e a possibilidade de um mundo sem guerra. "Nós somos responsáveis pela construção desse novo mundo de paz", assinalou o Nobel.

Leia mais:
Kofi Annan não vem, mas confirma envio de representante

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade