Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Kofi Annan não vem, mas confirma envio de representante

Sexta, 25 de janeiro de 2002, 21h42


Um representante da Organização das Nações Unidas (ONU) estará em Porto Alegre para o II Fórum Social Mundial (FSM), que começa no dia 31 deste mês. O governador gaúcho Olívio Dutra recebeu hoje um fax do gabinete do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, confirmando a vinda de José Antonio Ocampo como representante oficial do organismo no FSM.

Ocampo dirige desde 1998 um dos mais importantes organismos das Nações Unidas, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O dirigente permanecerá em Porto Alegre nos dias 4 e 5 de fevereiro, último dia do evento que deve atrair mais de 50 mil participantes. O presidente da Cepal trará uma mensagem especial de Kofi Annan para o FSM.

A agenda lotada impediu que o secretário-geral viesse ao Fórum, conforme o seu gabinete. No fax, Annan indica estar "impressionado pela abrangência das questões a serem discutidas e a quantidade de entidades da sociedade organizada que devem participar".

O envio de um representante é apontado como uma forma de a ONU "encorajar um diálogo construtivo entre os países e os representantes da sociedade civil sobre questões de importância crítica em tempos turbulentos". A presença de um integrante da ONU aumenta o quilate das personalidades confirmadas para a segunda edição. Quatro ganhadores do Prêmio Nobel da Paz confirmaram a presença, além de dirigentes de organismos internacionais como a Anistia Internacional e a Médicos Sem Fronteiras.

Olívio Dutra destacou que a presença de grandes personalidades, autoridades, pensadores, parlamentares e lideranças colocam o FSM numa condição indiscutível de autoridade política e moral no debate sobre a situação internacional. Uma das estrelas do evento é o lingüista norte-americano Noam Chomsky, professor doutor do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), que fará a conferência de abertura do Fórum Social no dia 1º de fevereiro.

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade