PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Climatempo

Flórida em alerta para o furacão Matthew

Intensidade aumentou para a categoria 4

6 out 2016 - 12h32
Compartilhar
Exibir comentários

O poderoso furacão Matthew avançava sobre a porção norte e noroeste das Bahamas na manhã desta quinta-feira(6), rumo à costa leste do estado da Flórida, nos Estados Unidos.

A população da costa leste da Flórida recebeu orientação de evacuação imediata e de preparação para a passagem do furacão desde a quarta-feira, 5 de outubro. Em pronunciamento na televisão, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama reforçou os avisos de periculosidade do furacão Matthew e que a população atendesse às orientações dos serviços de emergência.

O último furacão que passou pela Flórida foi Hermine, no começo de setembro, mas que veio pelo Golfo do México e atingiu a Flórida pela costa oeste. O Hermine foi o primeiro furacão que tocou o território da Florida desde o furacão Wilma, em 2005.

Foto: Climatempo

De acordo com informações do site de notícias G1, subiu para 69 o número de vítimas fatais que Matthew fez no Caribe, sendo que 65 foram no Haiti e 4 na República Dominicana.

O furacão Matthew se intensificou novamente, como já era esperado pelos meteorologistas do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) e na manhã desta quinta-feira (6), voltou a ser um furacão de categoria 4 na escala Saffir- Simpson, que vai de 1 a 5 e que mede a intensidade dos furacões.

Foto: Climatempo

No informe do NHC das 15 UTC (12 horas, em Brasília), desta quinta-feira (6), o olho do furacão Matthew estava a cerca de 40m km a oeste/noroeste de Nassau, nas Bahamas, a 290 km a sudeste de West Palm Beach, na Flórida. Seus ventos constantes eram da ordem de 220 km/h, com rajadas eventuais mais intensas e a pressão mínima no centro da baixa pressão era de 940 hPa.

O furacão se movimentava para a direção noroeste com 22 km/h. A velocidade de deslocamento tem aumentado nos últimos quatro dias. Ventos com força de furacão se estendem por até 95 km a partir do centro do sistema.

A previsão é que o furacão Matthew atinja a costa leste da Flórida ainda como um furacão de categoria 4, com grande poder de destruição. O furacão deve passar muito próximo da Flórida e também do litoral da Georgia e das Carolinas do Sul e do Norte. Matthew deve perder força no sábado(8), e transformar numa tempestade tropical somente na segunda-feira (10).

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade