PUBLICIDADE

Feira de artigos para casa e decoração marca o retorno dos grandes eventos em SP

Evento foi o primeiro a exigir o comprovante de vacinação contra o Covid-19

20 set 2021 - 10h50
Compartilhar
Exibir comentários

Realizada entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, a sétima edição da maior feira da América Latina e sétima maior do mundo em artigos para casa, decoração, presentes, papelaria, utilidades domésticas, festas, flores e têxtil atraiu milhares de pessoas de todo o Brasil ao Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Foto: DINO / DINO

A ABCasa Fair marcou o retorno dos grandes eventos na capital paulista, paralisados desde o início da pandemia, em março de 2020. A cerimônia de abertura foi realizada no dia 30 e contou com a participação do presidente da associação, Eduardo Turqueto, do diretor do Expo Center Norte, Paulo Ventura, e do vereador de São Paulo, Rodrigo Goulart.

Exclusivo para lojistas e profissionais do setor, a feira contou com a participação de cerca de 40 mil visitantes em uma área de 70 mil metros quadrados. Mais de 320 expositores apresentaram milhares de novidades e lançamentos do setor em um espaço totalmente preparado e que seguiu todos os protocolos sanitários para garantir a segurança de expositores, equipes, terceirizados e visitantes.

Eduardo Turqueto explica que, apesar da falta de visibilidade do setor de eventos durante a pandemia e a incerteza sobre a participação do público, muitos expositores e lojistas estavam esperando com ansiedade o evento acontecer. "O resultado foi espetacular. A feira bateu recordes de visitação e superou muito a nossa expectativa. Recebemos feedbacks dos nossos expositores com relação a público e vendas, sendo que muitos confirmaram que esta edição foi a melhor que já participaram e a que trouxe mais resultados", destaca.  

Turqueto ainda ressalta que a realização da feira movimenta o mercado e volta a fazer a roda do setor girar, sem deixar de lado a segurança dos visitantes, expositores, organizadores e terceirizados. "Cumprimos à risca todos os protocolos solicitados e isso deu ainda mais segurança para que os lojistas pudessem nos visitar. Eles sabiam que poderiam realizar seus negócios de forma segura", relata.

O evento também foi importante por ser o primeiro a exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19, digital ou impresso, atendendo a decreto do município que determina que serviços do setor de eventos com público superior a 500 pessoas devem solicitar o documento. A medida passou a valer a partir do dia 1º de setembro.

Preparada para a provável assinatura do decreto, que de fato aconteceu no dia 28 de agosto, a organização da feira já havia informado com antecedência a todos os visitantes que a apresentação do comprovante de vacinação seria obrigatória, o que foi fundamental para garantir que todos os que haviam sido vacinados pudessem participar da feira.

Aline Cardoso, secretária Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo esteve presente no evento e conferiu toda a organização, os estandes e o controle para entrada de pessoas vacinadas, e destacou que a retomada das feiras é importante para todos os setores. "É simbólico que essa feira de casa e decoração seja a primeira, já que nós passamos a viver muito mais tempo em casa, o que nos motivou a cuidar mais da decoração do nosso lar", ressalta.

Embaixada do Paraguai e compradores internacionais

O departamento Internacional da ABCasa recebeu autoridades do Paraguai para reunião de apresentação de oportunidades de negócios entre os dois países no setor de casa e decoração. Na pauta, foram propostas ações conjuntas para aumentar o intercâmbio comercial, entre elas a organização de uma missão comercial, a realização de um evento em Assunção e a possibilidade de receber expositores paraguaios nas próximas edições da ABCasa Fair.

Participaram do encontro o embaixador Luis Fernando Avalos Gimenez, cônsul-geral do Paraguai em São Paulo, Sebastian Bobago, adido comercial da REDIEX, e Nadia Melgarejo de Casagrande, encarregada da Seção Comercial. Representando a ABCasa, Eduardo Turqueto e Rafael Biasotto, presidente e vice-presidente, respectivamente, e Gislaine Carrijo, gerente de relações Internacionais, Institucionais, Governamentais e Comércio Exterior.

Para o embaixador, o interesse do Paraguai é muito grande, devido às possibilidades de investimento para aumentar a competitividade regional, ao mesmo tempo que soma sua participação nas exportações no segmento de casa e decoração. "A parceria com o Brasil é importante, uma vez que já temos cadeias produtivas integradas em certos segmentos do Brasil e do Paraguai, como os setores têxtil, madeireiro de plásticos, que são os que possuem mais complementariedade nos dois países", ressalta.

A embaixada paraguaia e uma delegação com 22 empresários paraguaios também esteve presente na feira e fechou importantes negócios com expositores exportadores brasileiros. Acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo Central do Paraguai, Carlos Paredes, os compradores representam a maior delegação estrangeira que visitou a ABCasa.

"Com a parceria do governo e do setor privado, conseguimos trazer para a ABCasa Fair grandes empresários, desde distribuidores de produtos até proprietários de grandes redes de importação, que trabalham com cristais, artesanatos, tapetes, plásticos, produtos de aromaterapia, entre outros", explica Paredes.

Além da delegação do Paraguai, a feira também contou com mais de 40 compradores internacionais, de países como Catar, Inglaterra, México, Chile, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Guiana Francesa, entre outros. Foram realizadas 59 reuniões oficiais entre empresas associadas e compradores internacionais, além de diversos encontros comerciais nos estandes. O resultado foram várias compras internacionais efetivadas, marcas tradicionais e novas marcas brasileiras se expandindo no mercado internacional e muitas outras negociações em andamento.

Segundo Gislaine Carrijo, gerente do departamento Internacional, esta edição superou todas as expectativas, principalmente em relação ao número de compradores internacionais e negócios gerados, além da delegação paraguaia e autoridades, entidades públicas e privadas, parceiros, entre outros. "O resultado foi excelente! É um orgulho e satisfação contribuir para o crescimento e expansão internacional das empresas associadas que fortalecem a indústria nacional. Estamos no caminho certo no fomento do setor de casa e decoração do Brasil para o mundo", ressalta. 

Website: https://abcasa.org.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade